Meio Ambiente
Semana do Meio Ambiente terá campanhas e Certificação de Parceiros Ambientais.
A Administração Municipal de Carlos Barbosa, preocupada com o meio ambiente, realiza durante todo o ano ações específicas para melhorar a qualidade do meio em que vivemos. Nas escolas municipais, os alunos contam com a disciplina de Educação ambiental, que visa estimular a consciência para atitudes mais responsáveis nesta área. Outras atividades também estão concentradas na Semana do Meio Ambiente, que neste ano será de 6 a 11 de junho, abrangendo campanhas, palestra e outras atividades envolvendo toda a comunidade.
Com o intuito de agregar cada vez mais empresas e entidades trabalhando com mais responsabilidade com o meio ambiente é que, neste edição da Semana, será lançado o programa de Certificação de Parceiros Ambientais, voltado para instituições e pessoas que participaram ou colaboraram com ações em prol da preservação do meio ambiente durante o ano, participando em campanhas da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou ações inéditas. O evento acontece no dia 10 de junho, às 19h, no Cine Ideale e também marca a apresentação do programa Patrulha Ambiental Mirim em Ação.
Outros destaques da Semana são as campanhas de recolhimento de Lâmpadas Fluorescentes, junto ao comércio, e o Dia D Eletrônicos, abrangendo toda a população.
Veja a programação completa e mais sobre as campanhas abaixo.
PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA-FEIRA, 06/06 Palestra Meio Ambiente e Fiscalização Ambiental 13h30min | EMEF Padre Pedro Piccoli
TERÇA-FEIRA, 07/06 Coleta de Lâmpadas Fluorescentes Usadas A partir das 9h | nos estabelecimentos agendados
Plantio de mudas nativas 15h30min | EMEI Gotinhas de Amor
QUARTA-FEIRA, 08/06 Palestra “Responsabilidade com a natureza” 9h | Centro de Convivência do Idoso Antônio Martin guerra
SEXTA-FEIRA, 10/06 Projeto Dia D Eletrônicos 14h às 17h30min | Rua Coberta
Certificação de Parceiros Ambientais e apresentação do Programa Patrulha Ambiental Mirim em Ação 19h | Cine Ideale
SÁBADO, 11/06 Projeto Dia D Eletrônicos 8h às 11h30min | Rua Coberta
PARTICIPE DAS CAMPANHAS
COLETA DE LÂMPADAS FLUORESCENTES USADAS Pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, traz um sistema exclusivo de unidade móvel para descontaminação de lâmpadas fluorescentes usadas.
Empresário, agende seu horário pelo telefone (54) 3461-8877 até o dia 1º de junho para recolhimento em seu estabelecimento.
7 de junho | A partir das 9h | nos estabelecimentos agendados
Por que não jogar as lâmpadas no lixo comum? As lâmpadas fluorescentes contêm elementos químicos altamente perigosos, entre eles o Mercúrio, que se liberado pode ser inalado ou ingerido e se manifestar, sobretudo, nas células do sistema nervoso, provocando riscos à saúde. Se descartadas indevidamente, além de prejudicar a saúde, causam sérios danos ao meio ambiente. O descarte correto é a única forma de evitar a contaminação.
Quem pode participar da campanha? Empresas e estabelecimentos que tem por finalidade a venda, manipulação, e destinação final das lâmpadas usadas.
O consumidor, lembrando sempre de devolver as lâmpadas fluorescentes queimadas ao comerciante, durante todo o ano.
PROJETO DIA D ELETRÔNICOS A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove a segunda edição do Dia D, onde toda a comunidade poderá aproveitar para destinar corretamente os materiais eletrônicos estragados ou sem uso, os quais não podem ser descartados junto à coleta seletiva.
10 de junho | 14h às 17h30min | Rua Coberta 11 de junho | 8h às 11h30min | Rua Coberta
Que produtos podem ser entregues?  Peças de computadores  Caixas de Som  Fio / Cabos elétricos  Impressoras  Aparelhos Telefônicos  Celulares  Carregadores  Baterias pequenas  Notebooks  CD'S  Scanners  Calculadoras  Fotocopiadoras  Aparelhos de fax  Placas eletrônicas  Câmeras digitais  Aparelhos de DVD  Aparelhos de MP3
* Televisores e pilhas não estão inclusos nesta coleta
Por que não jogar esses materiais no lixo comum? Os resíduos eletrônicos são classificados por lei como resíduos perigosos, por apresentarem em sua composição metais pesados como Mercúrio, Cádmio e Chumbo, altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente quando descartados de forma incorreta.
aqui>