Lâmpadas florescentes
Campanha coleta mais de 9.000 lâmpadas fluorescentes em Carlos Barbosa.
Pelo terceiro ano consecutivo, Carlos Barbosa deu o destino correto às lâmpadas fluorescentes usadas. Mostrando uma crescente conscientização de comerciantes e industriários, neste ano foram coletadas 9.293 lâmpadas, 40% mais que em 2010, quando foram coletadas 6.595 unidades. A ação foi viabilizada pela prefeitura de Carlos Barbosa e realizada pela empresa CETRIC – Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais, de Chapecó, Santa Catarina.
Neste ano, 10 instituições participaram da coleta. Além da Prefeitura, o Comércio de Materiais Elétricos Natalin, a cooperativa santa clara, Ansélio Perera & Cia Ltda, supermercados Werner's Center e Baldasso, Elétrica Dobner e Dupont, Bertin Materiais de Construção, Armazém Benelli e Mercado Dalbem encaminharam as lâmpadas usadas para descontaminação.
Os números alcançados pela campanha mostram a conscientização de comerciantes e também de consumidores locais, conforme explica o secretário de agricultura e Meio Ambiente Junior Maurício Mocelin. “Quando realizamos esta campanha pela primeira vez, em 2009, apenas duas empresas participaram, além da Prefeitura. Hoje já são nove empresas que atuam em parceria conosco e o número de lâmpadas recolhidas aumenta a cada ano, mostrando que nossos comerciantes e seus clientes estão cada vez mais comprometidos com o meio ambiente”, afirma.
O secretário ainda comenta sobre a importância da participação conjunta dos barbosenses para que estas ações cumpram seus objetivos. “Como Governo, é nosso compromisso com os barbosenses e com o meio ambiente proporcionar campanhas como esta, pensando sempre em alternativas e soluções para o consumo responsável e a melhoria da qualidade de vida em nosso município. Em parceria com as instituições e com os cidadãos este trabalho fica ainda mais eficaz”, finaliza.
A Campanha de Recolhimento de Lâmpadas soma-se a várias iniciativas na preservação do meio ambiente realizadas pela Administração Municipal de Carlos Barbosa. Além da Coleta Seletiva, que foi implementada há 12 anos, o óleo de cozinha usado e os eletrônicos também já possuem recolhimento especial, com as campanhas CSL Recicla Óleo e Dia “D” Eletrônicos.
Neste ano, para incentivar a participação das empresas em campanhas realizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a inovar com ações inéditas, será lançada a Certificação de Parceiros Ambientais. A certificação dos Parceiros deste ano acontece nesta sexta-feira, 10, às 19h, no Cine Ideale.
aqui>