Obras na rede de energia elétrica
Esperança e Macega recebem obras de readequação na rede de energia elétrica.
Através de emenda do deputado federal Luis Carlos Busato (PTB) no valor de R$ 150.000,00, a prefeitura Municipal de Maratá está promovendo obras de readequação na rede de energia elétrica rural em Esperança e Macega. As obras de instalação de rede trifásica vão beneficiar diretamente 19 propriedades e indiretamente outras 6. A empresa Instaladora Elétrica SE, de Dois Irmãos, vencedora do processo de licitação, já está trabalhando em Esperança.
A Administração priorizou o projeto para os locais com maior deficiência de energia, usando também como critério os índices de produtividade e retorno no valor adicionado. As 10 propriedades beneficiadas na localidade de Esperança contribuíram juntas com R$ 2.777.918,00 em valor adicionado no ano de 2010.
Entre os beneficiados, estão os produtores integrados Cristânia Kerber Krug, José Inácio Lauermann e Airton Ziech que esperam ansiosos pela conclusão da obra. “É uma grande conquista”, destaca Cristânia, que aloja 42.000 frangos de corte e mais 400 suínos terminação em sua granja. “A energia aqui é horrível. Temos que ligar ventiladores e nebulizadores intercalados. A falta de ventilação prejudica a qualidade do frango. Os índices de conversão ficam bem inferiores sem a temperatura adequada na unidade, o que reduz o nosso lucro”, afirma a produtora, que aguarda pela melhoria para ampliar a produção da granja.
Lauermann, que aloja 2.000 leitões na creche de suínos e produz mais 200 litros de leite por dia, também comemora. “É uma grande obra. Enfrentamos dificuldades para ligar os motores da propriedade e estávamos limitados para expandir investimentos e ampliar a produção”.
Ziech, que também conta com creche de suínos onde aloja 2.000 leitões por lote, destaca a importância da obra. “Temos dificuldade de alojamento. Tivemos que pedir à empresa para não alojar os lotes no mesmo período, o nosso e o do Inácio, pois não tem como usar os fornos de aquecimento ao mesmo tempo pela energia fraca”, conta. “Ficamos muito satisfeitos com o reconhecimento que a Administração Municipal deu ao retorno que esta linha da comunidade dá ao município”.
O prefeito Gilberto Reidel ressalta que a municipalidade vai continuar pleiteando emendas federais para promover esta melhoria nas demais localidades do município. “Conhecemos as deficiências e sabemos o quanto isto representa para os produtores rurais. Estamos empenhados para conseguir novas verbas para esta demanda”.
aqui>