Nova cultura agrícola no município
Vereadores aprovam incentivo para produção de pepino.
Trazendo para Salvador do Sul uma nova cultura agrícola, Ari Patzlaff, de Linha São João, encaminhou um pedido de apoio da prefeitura Municipal para serviços de terraplanagem e ajuda na construção de estufas para a produção de pepino com o sistema semi-hidropônico, tecnologia inovadora e pioneira no município. Segundo o agricultor, ele realizou um curso em São Paulo sobre o sistema e pretende implantar em Salvador do Sul. “Inicialmente o cultivo será de pepinos para fazer conserva”, explica Patzlaff.
Durante a sessão ordinária do dia 05 de julho, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto do executivo 020/11, que autoriza realização de serviços num total de 60 horas máquinas para Patzlaff. O presidente do legislativo, José Laerce Morales Cezar, PPS, afirmou que o projeto vai de encontro com mais uma alternativa para a diversificação da produção e o cultivo no município de Salvador do Sul.
Com esse sistema a plantação fica suspensa do solo, e os nutrientes que a planta necessita para se desenvolver são injetados. Dessa maneira existe ganho na qualidade de vida do trabalhador, que não precisa se abaixar ou trabalhar curvado, podendo ficar de pé, com a coluna ereta. Fora a dispensa de custos, sendo que não serão mais necessárias as roçadas. O vereador Élio Steffens, DEM, lembrou que no Vale do Caí essa tecnologia também é utilizada na fabricação de morangos, em Bom Princípio.
Os vereadores ficaram satisfeitos com a iniciativa de Ari Patzlaff e parabenizaram a ideia. “Além do ganho para o município, é importante essa especialização. Caracterizo esse investimento que o Executivo fará como um marco inicial na agricultura de Salvador do Sul”, diz o vereador Junior Mossmann, PDT. Os vereadores Jair Montiel, PP, e Sueli Camillo Reichert, PMDB, afirmaram que todo incentivo na agricultura sempre será bem visto pelo legislativo, e aprovado. “Os bons empreendedores apostam no novo e sempre trazem com isso bons ganhos para si e para o município” sintetiza Montiel.
aqui>