Comemoração dos 48 anos
Encontros com o Professor entrevista Carpinejar em Salvador do Sul.
Salvador do Sul recepcionou na terça-feira, 18 de outubro, o projeto Encontros com o professor, com a mediação do jornalista Ruy Carlos Ostermann. O evento é realizado há 7 anos e está na 6ª edição, cuja proposta é uma conversa, no estilo talk-show, com personalidades da cultura brasileira. O município teve o privilégio de acompanhar a entrevista de Fabrício Carpinejar, jornalista, poeta, colunista da Zero Hora, com uma série de matérias intituladas Beleza interior, que fala justamente sobre os municípios de pequeno porte do Rio Grande do Sul, que é conhecido pela genialidade em tratar sobre temas do cotidiano.
Inicialmente Ostermann e Carpinejar trocaram elogios sobre a atuação de ambos, e o poeta declarou sua admiração pelo jornalista esportivo. “Sou vidrado em futebol por causa da sua voz na rádio”, afirmou Carpinejar.
O tom da conversa foi agradável e descontraído, levando risadas aos presentes em diversos momentos. Os assuntos, que ora tratavam da vida pessoal de Fabrício Carpinejar, ora levantava assuntos tabus da sociedade, intimou o público a retomar assuntos quando o microfone foi disponibilizado a todos.
“Existe o feio?”, pediu Joaquim Lunckes, coralista presente ao evento. “É claro que sim, não está me vendo?”, responde Carpinejar. A relação entre a aparência e a aceitação do auto-declarado feio Carpinejar, ao mesmo tempo que trouxe risadas, levantou reflexões. Segundo o poeta, aceitar-se é coibir o ressentimento, pois é necessário colocar para fora seus sentimentos para não se ter o risco de se tornar hipócrita. “Aceitar minha aparência me tornou mais afável”, explica. Ainda, afirmou que os bonitos que vivem um dilema, porque os feios tem mais chances de serem famosos. “Mesmo de relance, qualquer um enxerga o feio e não esquece dele”, diz, arrancando gargalhadas do público.
Após a entrevista, a secretária da cultura, Elisabetha Rinaldi agradeceu a presença de ambos e apresentou o Coral Municipal que cantou três músicas populares, a ultima em alemão.
aqui>