Planejando o futuro
Sempre é iumportante planejar o dificil porém é realmente colocar em prática o planejamento do futuro, visando o bem estar de todos e a preservação da natureza.
Carlos Barbosa planeja desenvolvimento para os próximos 20 anos
A Administração Municipal lançou, na noite de quinta-feira, dia 24, a Agenda 2030, publicação que contém um estudo detalhado da realidade atual do município e um planejamento de ações para os próximos 20 anos. A pesquisa foi realizada pela Unisinos, reunindo 40 professores e acadêmicos de diversas áreas para elaboração de um panorama completo de Carlos Barbosa.
Além do prefeito Fernando Xavier da Silva e do vice Gilberto Francisco Baldasso, compareceram ao evento, realizado no Salão Nobre do Clube União Cruzeiro Rio Branco, representantes de entidades, associações, conselhos municipais, Câmara de Vereadores, secretários, autoridades e personalidades do município.
A Agenda 2030 foi apresentada pelo coordenador do projeto, o doutorando em Comunicação professor Fabrício Tarouco, que explicou todo o processo de composição do material. O professor ainda destacou a iniciativa da Administração de Carlos Barbosa em encomendar o estudo, segundo ele, pioneiro no Estado. “A Unisinos é parceira e já está sendo reconhecida por este trabalho. Outros parceiros vêm nos procurando, através dos frutos que estamos colhendo desse projeto. Estamos contentes de entregar esse material para a comunidade poder participar dessa discussão”, destacou.
A Agenda é composta por objetivos e ações, que abrangem as mais diversas áreas de desenvolvimento, contemplando especialmente como diretrizes o bem- estar, a cultura, a tecnologia, o empreendedorismo e a sustentabilidade. Após a apresentação, os professores da Unisinos entregaram ao prefeito Xavier um exemplar da Agenda 2030, representando a conclusão do estudo.
“Nossa cidade é uma grande cidade em termos de exemplo. Temos muitos problemas, e isso com certeza representa falta de planejamento desde a emancipação e antes mesmo dela. Temos uma série de indicativos que exigem que um governo tome uma atitude como esta para provocar os jovens, que vão administrar daqui a 20, 30, 40 anos. Seria ótimo que em um futuro bem próximo pudessemos pensar em 2050, em 2100”, sugeriu o prefeito Xavier em seu discurso.
Para selar a noite, os convidados degustaram um coquetel e receberam um livro da Agenda 2030. A Agenda será enviada a entidades e escolas, além de ter exemplares disponíveis para consulta na Biblioteca Pública Municipal padre Arlindo Marcon.
aqui>