Grupo de dança irá para a Alemanha
Sankt Petrus participará de Festival de Folclore na Alemanha.
O grupo de danças Sankt Petrus está prestes a realizar um sonho: apresentar- se no festival internacional de folclore na Alemanha. A iniciativa da coordenadora do grupo, Glaci Kunzler Dickel e da produtora cultural Vera Schmitz levará jovens de São Pedro da Serra a conhecer o país germânico pela primeira vez e, através da parceria com o Westfäliche Tanzgruppe, de Westfália, apresentar diversos estilos musicais brasileiros, como o frevo, samba, dança gauchesca e claro, dança alemã. O Festival Interancional de Folclore ocorre em Laggenbeck, que fica na região norte da Vestfália, que possui intercâmbio com o município brasileiro da Westfália. As apresentações ocorrem a cada cinco anos, e os dois municípios, São Pedro da Serra e Westfália representarão o Brasil no festival.
Os cinco pares de São Pedro da Serra embarcam para o continente europeu na segunda quinzena de julho e retornam no início do mês de agosto deste ano.
“Nas primeiras semanas o grupo vai se apresentar em outras cidades, como Munique, e na última semana participam do festival”, conta Vera. No Internationalen Begegnungs Woche, como é o nome do festival na Alemanha, dez países estarão participando, e o país sede participará com seis grupos.
Além dos dançarinos, o Brasil será representado pelos músicos são-pedrenses André Donatti, gaiteiro, Guilherme Schmitz, percussão, e o lageadense Pedro Flor, vocalista e violonista. A apresentação dos brasileiros contará com música ao vivo, e, tanto o grupo de danças, como os músicos, vem ensaiando desde março de 2011. O professor de dança gauchesca, Egon Junges, também está colaborando com os ensaios.
Os custos da viagem serão de cada integrante, que estão arcando inclusive com os trajes de dança. Segundo a produtora Vera, através do intercâmbio, o grupo e músicos vão ganhar a hospedagem, ficando na casa das famílias do grupo alemão. Através dessa parceria cultural, São Pedro da Serra poderá receber dançarinos vindos da Alemanha, podendo ocorrer troca de experiências na área, mobilizando também a participação da comunidade na preservação da cultura germânica no município. “Muitas crianças do Sankt Petrus veem a possibilidade de viajar e querem mais ainda continuar dançando”, comenta Vera.
Todos os integrantes estão alvoroçados com a viagem. O novo grupo apresentou-se durante a 8ª kappesbergfest já com o traje que usarão no Festival alemão. “Estavam todos animadíssimos que nem consigo descrever a sensação deles”, afirma Vera. O sonho do grupo de danças de São Pedro da Serra está muito perto de acontecer, e, como será a primeira vez que vão para a Alemanha, fica a expectativa de grandes histórias a serem vividas e depois, contadas.
aqui>