Dicas para Economizar Água
Coluna de Opinião escrita por Fernando Petry.
A água não nasce na torneira! Ela faz um longo percurso entre a chuva e o hidrômetro. Água tratada custa caro e somos nós que pagamos por isso. Água potável é um bem sagrado e deve ser consumida com sabedoria. Existe países onde falta água potável até mesmo para o ser humano beber. Por isso, respeite as próximas gerações, comprometa-se com o futuro e siga algumas regras: 1) Torneira: habitue-se a fechar a torneira e diminua a vazão, reduzindo a pressão no registro. Para escovar os dentes, um copinho de 300 ml é suficiente.
Ao lavar as mãos, ensaboe com a torneira fechada. Ao lavar a louça, ensaboe tudo primeiro e use um pouco de água quente.
2) Vazamentos: troque a borrachinha, chame o zelador, contrate um profissional, etc, mas faça alguma coisa para não permitir esse “pinga pinga”.
Água que vaza é vida que atrasa! 3) Banho: ficar “cantando no chuveiro” não é uma decisão inteligente. Molhe os cabelos e o corpo e desligue o chuveiro para se ensaboar. Só depois disso, deixe a água se derramar sobre você.
4) Reúse: a água que sai da lavadora de roupas pode ser reutilizada para lavar pisos, vasos sanitários, molhar a grama do quintal, limpar o cocô do cachorro, etc.
5) Calçadas: nunca lave a calçada com água potável e não fique empurrando as folhas com a pressão da água (use a cabeça e a vassoura). Tratar a água será cada vez mais caro.
6) Carro: não passe o domingo com a mangueira em punho, lavando sua máquina com água de beber; use baldinho, buchinha, paninho e pouca água.
Você vai fazer sucesso e ficar bem na fita.
7) plantas: regue no comecinho da noite ou antes do sol sair completamente, pois regas com o dia ainda muito quente evaporam mais água e são bem menos eficientes.
8) Água da chuva: instale uma caixa de coleta, para o gramado, calçadas, horta, plantas, etc.
Agradeça por ter nascido neste país tropical, sobre o aquífero Guarani, e por viver longe do sertão. Vendo os desertos do mundo, valorizemos mais a abundância local. Não se iluda, pois não vão inventar mais água no planeta (os mares, geleiras, nuvens, chuvas é tudo que temos). Vamos “lavar as mãos” e deixar tudo como está, ou vamos economizar? Água pura é coisa rara! Portanto, use com moderação! Quem valoriza não desperdiça! E dia 22.03 é o Dia da Água!
aqui>