Governo Estadual volta atrás e libera comércio na Serra Gaúcha
O governador do estado, Eduardo Leite, após reunião com os prefeitos de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, e após receber ofícios de 14 municípios, voltou atrás e resolveu liberar o comércio e serviços na Serra Gaúcha, conforme critérios a serem decididos por cada município.
Após pressão dos executivos municipais, o governo estadual voltou atrás e resolveu permitir que os Prefeitos da Serra Gaúcha tenham direito de autorizar a abertura do comércio e serviços em seus municípios.
Assim, somente a região metropolitana de Porto Alegre seguirá com o comércio fechado até 30 de abril e os municípios que compõem a Serra Gaúcha poderão abrir mediante critérios já fixados e conforme as determinações emanadas por cada Município.
Essas alterações terão validade a partir da publicação de um novo decreto no Diário Oficial, que deverá ocorrer até amanhã, alterando o Decreto publicado hoje.
Foi anunciado para hoje a publicação de portaria pela Secretaria da saúde, através da sua Divisão de Vigilância Epidemiológica do CEVS – Centro Estadual de Vigilância em Saúde – estabelecendo as regras que deverão ser seguidas por todos os estabelecimentos que abrirem.
A Serra Gaúcha é composta pelos seguintes municípios:
- Antônio Prado;
- Bento Gonçalves;
- Carlos Barbosa;
- Caxias do Sul;
- Farroupilha;
- Flores da Cunha;
- Garibaldi;
- Ipê;
- Monte Belo do Sul;
- Nova Pádua;
- Pinto bandeira;
- São Marcos;
- Santa Teresa, e;
- Nova Roma do Sul.
aqui>. Acesso em: 16 Abr. 2020;