Intercâmbio
Intercâmbio com cidade alemã em tratativas.
A prefeita de Salvador do Sul, Carla Maria Specht (PPS), reassumiu o cargo no último dia 3, após período de férias. Durante a folga, a gestora realizou viagem à Alemanha, onde aproveitou parte do roteiro para tratar de assuntos de interesse do município.
Nesse sentido, conforme a prefeita, destaque para o encaminhamento de um intercâmbio com a cidade alemã de Dickenschied, que é a terra natal de Peter Heck, primeiro colonizador das terras que hoje pertencem ao território de Salvador do Sul. Heck deixou a Alemanha ainda criança. Depois de viver em São José do Hortêncio e ter casado com Helena Goelner, mudou-se para a localidade salvadorense de Júlio de Castilhos, em 1855. De lá, ele ajudou a comercializar a área da colônia.
A parceria foi acertada em encontro com o prefeito alemão Karl-Wilhelm Bender, outra autoridades locais e historiadores. A cidade de Dickenschied é pequena e fica na famosa região do Hunsrück, tendo menos de 800 moradores. Todavia tem uma tecnologia bastante avançada no que diz respeito a tratamento de dejetos, à área ambiental e produtos relacionados à informação.
“Temos algumas questões a resolver para a efetivação do intercâmbio, como remeter um histórico do município e a genealogia da família Heck. O projeto também terá que ser aprovado na Câmara de Vereadores”, explica a prefeita Carla Specht (PPS), que projeta que até outubro tudo esteja definido.
Também na Alemanha, a prefeita conheceu processos de reciclagem de lixo e pretende adotar iniciativas similares no município. “Temos uma grande expectativa quanto a isso e buscaremos recursos junto ao Ministério do Meio Ambiente”, conclui.
aqui>