Cultura no aniversário de Barão
1º Encontro de Coros traz quatro grupos para Barão.
A Igreja São José foi palco de um inesquecível evento organizado pelo Instituto dos Amigos dos Pequenos Cantores de Barão e a SMEC. Na noite de sexta feira 13, na última semana, não houve espaço para azar ou mau agouro, mas sim para o sonho, a beleza e a musicalidade do 1º Encontro de Coros de Barão.
Participaram da noite, regidos pelo maestro Celso Fortes, o Coral José Farina e os Pequenos Cantores (ambos de Bento Gonçalves), Coral de Canarinhos de Carlos Barbosa e, o anfitrião, Coral de Canarinhos de Barão. Os cantores tiveram quatro músicas apresentadas por grupo, arrancando sinceros aplausos dos presentes. Ao final, um grande coro de 150 vozes se formou, fechando com chave de ouro o encontro, almejado há meses para o município de Barão.
O próximo passo previsto para os Canarinhos de Barão é a realização de um almoço musical, com vistas a ser realizado no mês de setembro. Antes disso, o grupo já tem agendada a visita do Coral de Canarinhos de Novo Hamburgo à cidade no dia 18 de junho. No dia 22 de julho, então, os Canarinhos de Barão participarão do festival de Coros de Novo Hamburgo. E no dia 10 de agosto, os pequenos cantores estarão marcando presença no Festival de Coros de Bento Gonçalves.
É importante lembrar a evolução que houve em 2011 para o grupo, que teve seu estatuto criado e autenticado, além de eleita a sua primeira diretoria.
Passou também a receber um importante incentivo da prefeitura municipal para o pagamento do maestro, transporte e demais gastos, o que proporcionou a diminuição na mensalidade e o aumento no número de alunos.
Para o município de Barão, o Coral de Canarinhos aos poucos se torna uma das principais instituições da cidade, organizada e, o principal, com princípios e objetivos que só tem a agregar mais e mais a realidade a que se insere.
aqui>