Convênio de monitoramento
Município assina convênio com o Estado para oficializar funcionamento de câmeras.
A Administração Municipal de Carlos Barbosa assina na quinta-feira, dia 26, convênio com o governo do estado do Rio Grande do Sul para oficializar o funcionamento de 14 câmeras de vigilância e videomonitoramento no município.
O ato de assinatura do convênio acontece às 16h30min, na sede da Brigada Militar (rua Cristóvão Colombo, 213, Bairro Aurora).
A instalação de videomonitoramento urbano faz parte do programa “Cidade Mais Segura”, que conta com ações e investimentos do Governo Municipal em diversas frentes, todas voltadas à melhoria da segurança pública, área além da competência do Poder Público Municipal. Com mais esta ação, de vigilância 24 horas, a Administração de Carlos Barbosa investe mais R$ 170 mil por ano.
O município já está sob vigilância em caráter experimental pelos equipamentos há cerca de cinco meses. 10 câmeras foram locadas pelo Poder Público e quatro foram cedidas em comodato pela Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa, adquiridas por associados da entidade. Os equipamentos estão localizados em pontos estratégicos, como cruzamentos na entrada da cidade, escolas e locais de maior circulação de veículos e pessoas e concentração de comércio e bancos, caso do Parque da Estação.
Os equipamentos foram locados da empresa Atlantis tecnologia e Serviços Ltda, de Porto Alegre, através de licitação pública. O aluguel permite que sejam exigidas melhorias conforme novas tecnologias estiverem disponíveis, sem onerar o Poder Público. A Brigada Militar será responsável pelo monitoramento das câmeras, com equipamentos instalados na base do Pelotão barbosense.
Equipamentos localizados em pontos estratégicos Os equipamentos locados pela Prefeitura estão localizados na entrada da Ciclovia pela Rua 21 de Abril; na Rótula da santa clara; duas no Calçadão, sendo uma na esquina da Prefeitura e outra da Lancheria Original; e nas escolas Prefeito José Chies (bairro Triângulo); EMEF padre Pedro Piccoli (bairro Aurora); EEEM Elisa Tramontina (bairro vila nova); EEEF Carlos Barbosa (bairro Centro); EEEM São Roque (bairro ponte seca); EMEF Nossa Senhora Aparecida (bairro Aparecida).
As quatro câmeras cedidas pela ACI estão instaladas nas esquinas das ruas Júlio de Castilhos com Ampélio Carlotto; Buarque de Macedo com 21 de Abril; Ubaldo Baldasso com Nilo Emilio Guerra e na saída do município em direção a Desvio Machado.
aqui>