Filme resgata história do trem na região

É importante o resgate da história do trem e sua importância no desenvolvimento regional.

Na próxima terça-, dia 3, estará em exibição, no Ginásio Poliesportivo do Parque Municipal Affonso Christóvão Wallauer, de Salvador do Sul, o documentário Memorável Trem de Ferro. Serão três exibições gratuitas, às 9h, às 14h30min e às 19h30min.

A produção apresenta uma emocionante percorrendo cem anos de história à bordo da Locomotiva do Contestado. Um documentário da VMS Produções Cinematográficas, com direção de Ernoy Mattiello e co-produções de Vilmar Sartori e Cleide Fátima.

Uma atração à parte para os salvadorenses serão as cenas produzidas no centenário túnel da viação férrea de Linha Bonita Alta. As sessões serão realizadas com apoio da Secretaria Municipal da , Turismo, Desporto e Lazer.

Apresentação do documentário

Depois de virar peça de , ser vista apenas como uma romântica lembrança do passado ferroviário, a majestosa Maria Fumaça retorna após cem anos para uma viagem memorável e a pleno vapor. No itinerário, depois da partida triunfal na velha Santa Maria da Boca do Monte (RS), a composição passa por Marcelino Ramos (RS), faz embarque na estação Rio do Peixe em Piratuba (SC) e finalmente alcança Itararé (SP). O mais interessante é que para percorrer os exatos 1403 quilômetros de , a locomotiva leva menos de uma hora.

Para fazer deste sonho uma realidade, entra em cena Memorável Trem de Ferro, documentário produzido para celebrar o centenário da Ferrovia São Paulo – Rio Grande. No Rio Grande do Sul, as locações foram em Marcelino Ramos, Passo Fundo, Santa Bárbara do Sul, Montenegro, Salvador do Sul e Santa Maria.

Cenas como as velhas colônias gaúchas, a férrea que transpõe o rio Uruguai, ligando gaúchos e catarinenses, além de uma viagem centenária entre Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS), à bordo de uma locomotiva Ten Wheeler de 1922, e o cenário do ao trem pagador em Pinheiro Preto (SC) são algumas das principais emoções desse filme.

São cem anos de uma história que se passa em quatro estados do país, contada em 18 entrevistas. Depoimentos de historiadores com titulação de doutores no assunto, além de ferroviários aposentados e até mesmo colonizadores da região do Contestado. Cada um ao seu jeito contribuiu para a construção dessa teia fragmentada, que agora é um filme.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.