Escola São Pedro inaugurada
Apõs anos de espera São Pedro da serra recebe oficialmente o prédio da Escola Estadual São Pedro.
Após uma longa espera, a comunidade de São Pedro da Serra finalmente viu concretizado o seu sonho de ver a escola Estadual São Pedro em seu novo prédio, que estava em construção a muitos anos, mas que só agora foi concluído, graças ao esforço geral de toda a comunidade e o apoio do governo estadual.
As solenidades de inauguração aconteceram no último dia 17, nas dependências do Centro Comunitário, por volta das 16h30minutos, com a presença dos Secretários estaduais da Educação Ervio Deon e das obras Públicas, César Luís Baumgratz, além do prefeito municipal Leonardo Muller, da Vice prefeita Iara Roesler, secretários municipais, da prefeita de Salvador do Sul, Carla Specht, e de outras autoridades, bem como da direção da Escola Estadual de Ensino Médio São Pedro, Ivete Stein, Coordenação regional de ensino, alunos e povo em geral.
Inicialmente se pronunciou a diretora da Escola Ivete Stein que falou de sua alegria ao ver ser inaugurada oficialmente esta escola que a tanto tempo era aguardada pela população, pela concretização do sonho a tanto acalentado por todos. Em seguida a prefeita de Salvador do Sul, Carla Specht, se pronunciou salientado a presença de dois secretários estaduais para esta solenidade e que São Pedro merece uma escola de ensino médio, aproveitou a oportunidade para parabenizar a comunidade pela conquista.
O prefeito Leonardo Muller ,em seu pronunciamento disse da importância do acontecimento com a presença de dois secretários do estado. Agradecendo sua presença, saudou a todos e lembrou que a presença do secretário de obras era significativa pois estava conseguindo mais alguma coisa para São Pedro da Serra. Salientou que desde 2005 estavam lutando intensamente pela conclusão desta obra, através de diversas solicitações, de passeatas e reivindicando por diversas vezes junto às secretarias de Educação e Obras pela conclusão desta escola, que finalmente foi atendida esta solicitação da comunidade com um custo de R$ 613.000,00. Por isto estava muito agradecido pela conclusão e entrega deste estabelecimento que já vinha sendo utilizado, graças ao esforço da comunidade em fazer alguma adaptações como a pintura interna.
O Secretário do Estado de Obras Públicas, César Luís Baumgratz, após agradecer a presença de todos, lembrou da satisfação de poder concluir esta obra com a construção do muro ao redor e outros complementos como a pintura externa do prédio, e disse que muros para uma prisão custam muito mais como o de Caxias do Sul onde foram gastos 2 milhões e setecentos mil e salientou quantas escolas poderiam construir com isto e evitaríamos a construção de mais prisões que são necessárias também. Lembrou que apesar do resultado eleitoral as obras estão continuando e continuarão até o dia 31 e todas elas estão com o dinheiro reservado para sua conclusão, basta apenas boa vontade da nova administração estadual.
O secretário de estado da Educação, Ervino Deon, após saudar à todas as autoridades, professores e alunos fez algumas recomendações aos alunos sobre a importância da aprendizagem e de sua necessidade, para que o progresso seja constante, agradeceu ao empenho da comunidade pela concretização deste sonho desde 2002, quando iniciou a obra. Fez questão de lembrar que o estado recuperou sua capacidade de investimento e que das 2.600 escolas, 2.358 receberam melhorias diversas, ampliações ou obras complementares, lembrou também a conquista pela Escola São Pedro da sala digital completamente equipada, a oportunidade para que os professores, se equipasse com a compra de computadores ou notebook. É preciso continuar a reivindicar para obter melhorias e o próximo passo é a instalação de um elevador, para que a escola possa melhor atender aos deficientes e concretizar a instalação do ensino médio nesta escola; e concluiu dizendo: “Só a Educação salva”.
Após a cerimônia, foi feita a visita às instalações da Escola onde foi feito corte da fita inaugural e os secretários puderam conhecer suas instalações, quando o secretário da educação observou alguns espaços e salientou a questão do desperdício de espoaço, e indicou o lugar aonde pode se colocado o elevador sem prejudicar em nada as escadas e as demais instalações.
aqui>