Combate a lagarta do cartucho
Abertas encomendas de vespas para combate a lagarta do cartucho.
A Administração Municipal, em iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a emater/Ascar e cooperativa santa clara, informa que estão abertas as encomendas de vespas para combater a lagarta do cartucho. O programa de Combate Biológico de Pragas visa minimizar os danos causados pela lagarta às plantações sem agredir o meio ambiente.
O programa faz parte do Plano Municipal de Estímulo ao Desenvolvimento Agropecuário do município e consiste na utilização de uma vespa, produzida em laboratório, e distribuída nas lavouras de milho em cartelas. O controle biológico é uma alternativa atual e eficaz para combater o inseto sem prejudicar o meio ambiente.
A lagarta do cartucho é hoje um dos principais problemas relacionados a cultura do milho. O inseto-praga ataca as folhas ainda no estágio inicial de desenvolvimento da planta, prejudicando as lavouras. O combate a praga se dá através da vespa que, quando adulta, procura os ovos das mariposas para fazer suas posturas, impedindo o desenvolvimento da lagarta. Como o período de vida da vespa adulta no campo é de apenas 3 dias, o controle biológico evita também o desequilíbrio ambiental.
O pedido de aquisição da vespa deve ser feito quando do plantio, pelo telefone 3461-9649.
COMO DISTRIBUIR NA LAVOURA – As vespas devem ser distribuídas quando as folhas estiverem raspadas e aparecerem os primeiros ovos da mariposa.
– É importante existirem ovos de mariposas, caso contrário não ocorre a postura pois a vespa será incapaz de encontrar os ovos da lagarta.
– As vespas devem ser distribuídas, em cartelas, no interior do cartucho de milho, antes destes nascerem, a cada 20 metros na linha e 20 metros nas entrelinhas.
– Deverão ser usadas de 100 a 120 mil vespinhas por hectare.
(Fonte: Emater)
aqui>