Marca Carlos Barbosa é conhecida
Carlos Barbosa escolheu sua marca apartidária.
Após um concurso Público, que recebeu 46 inscritos, foi conhecida na noite de terça-feira, dia 21, a Marca Carlos Barbosa. O trabalho, que estava entre os quatro finalistas apresentados no dia 13 de agosto, sofreu adaptações feitas pela comissão julgadora para adequar-se à realidade do município, visando, principalmente, a aplicabilidade.
Após muito suspense, a Marca Carlos Barbosa foi apresentada, com abertura de um banner no mezanino da biblioteca, no mesmo evento que entregou oficialmente as novas instalações da Proarte e Biblioteca Pública Pe Arlindo Marcon. O autor do trabalho, o estudante de Design Anderson Triaca, de Bento Gonçalves, foi conhecido momentos depois, recebendo um cheque de R$ 5 mil das mãos do prefeito Fernando Xavier da Silva.
O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UCS Marcelo Wasserman, assessor técnico da comissão, explicou as impressões da comissão sobre a marca escolhida e elogiou a ação promovida pela Administração.
“Achamos válido a decisão de ter uma marca isenta de critérios políticos, que possa ser perene, e que a comunidade faça bom uso desta escolha. Tenho só elogios a todo o processo”, finalizou.
O prefeito fechou os pronunciamentos do evento destacando o processo de escolha da Marca. “Ela foi criada de uma maneira impessoal e apolítica para que todos que desejarem se apropriem desta marca. Que com o passar dos anos a Marca Carlos Barbosa possa estar em todos os rótulos de produtos que saírem desta cidade. Que ela se fixe na história como a Marca de Carlos Barbosa”.
Ao final do evento, todos foram presenteados com um botton da logomarca e participaram de um coquetel.
A MARCA CARLOS BARBOSA Do manual de aplicabilidade da Marca Carlos Barbosa
A Marca Carlos Barbosa possui como foco principal os trilhos e a Estação Ferroviária de Carlos Barbosa, juntamente com a caixa d'água que abastecia todo o município, símbolos históricos do desenvolvimento do município.
Também inserida nesta composição está a torre, elemento marcante do centro da cidade e muito apreciada pelos barbosenses e turistas.
Ao lado da Estação estão três faixas que possuem significados específicos, e que traduzem o desenvolvimento do município. A faixa cinza representa o metal, remetendo às antigas ferramentas inicialmente fabricadas pela Tramontina e sua representatividade para a economia de Carlos Barbosa, bem como todas as outras indústrias metalúrgicas que aqui se firmaram.
A faixa laranja faz alusão à acbf, reconhecida mundialmente por suas conquistas esportivas.
Por fim, a faixa amarela representa os deliciosos queijos que Carlos Barbosa produz, provenientes da significativa produção leiteira da cidade.
O PROCESSO DE SELEÇÃO
Ao assumir o governo em janeiro de 2009, a atual Administração se deparou com um volume muito grande de material com a logomarca da administração anterior. A partir daí iniciou-se um processo para a realização de Concurso Público. Em uma primeira etapa foram apresentados 12 trabalhos, que foram desclassificados por não estarem plenamente de acordo com as expectativas dos barbosenses que participaram da audiência pública.
Foi então elaborado um novo edital de Concurso, que contou com a inscrição de 46 trabalhos. Quatro finalistas foram apresentados à comunidade no dia 13 de agosto e o vencedor foi escolhido pela comissão a partir das opiniões registradas em ata.
O objetivo da Marca Carlos Barbosa é de criar um ícone que possa ser utilizado por todos os segmentos da sociedade barbosense, governos, instituições e empresas, principalmente as que trabalham diretamente com o turismo, sempre representando o município no Estado, Brasil e exterior.
Para a escolha da vencedora foram avaliados princípios como a representatividade do município, aplicabilidade e fácil decodificação.
Ficou também a cargo da comissão as adequações da marca para o uso nos mais diversos materiais, complementado com o Manual de Aplicação.
COMISSÃO JULGADORA
• Representantes do Poder Público: Secretária Municipal de Administração Janete Belleboni Taufer; Secretária Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços Melissa Baccon; Diretora-presidente da Proarte Maria Cristina Chies; Dirigente do Departamento de Relações Institucionais Rodrigo Stradiotti; • Representante da ACI – Angelita Werner Berté • Representante do Departamento de Turismo da ACI – Nadir Debenetti Baseggio • Representante do Setor Metal Mecânico: Grasiela Pontin; Giuliano Fornasier; Rosane Mesturini Fantinelli • Representante o Setor de Laticínios – Aderlaine Cichelero • Assessor com especialização na área de Turismo: Franciele bandeira Figueiredo • Assessor com especialização em Design Gráfico: Cristiane de Menezes • Assessor com especialização em Publicidade e Propaganda: Marcelo Wasserman
aqui>