Entregando uma nova escola
Administração entrega novo prédio da Escola Municipal Santa Luzia à comunidade.
Em um ato que reuniu alunos da escola, pais, professores e autoridades municipais e eclesiásticas, foi realizada no sábado, dia 21, a entrega da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia, na comunidade de Santa Luiza.
A obra, que previa 803m², foi iniciada em 3 de dezembro de 2008, pela Administração anterior. No início de 2009, a atual Administração suspendeu a obra, analisou o projeto e o modificou, respeitando o interesse da comunidade e visando uma melhora nas instalações.
As modificações incluíram a readaptação da cozinha e refeitório para um espaço multiuso, que serve de auditório e sala de vídeo, adaptação dos banheiros da educação infantil com pias e bacias sanitárias adequadas ao tamanho das crianças, além de ventilação mecânica em todos os banheiros e mais 2m na largura do pátio coberto. Com as melhorias, a área construída passou para 874,2m², em um investimento de R$ 495.743,08. A quase totalidade da verba havia sido garantida pela administração anterior que a deixou em caixa para que o atual pudesse concluir a obra.
Os 135 alunos e os 13 professores da Santa Luzia contam ainda com cinco salas de aula amplas, um laboratório de informática, biblioteca, sala de educação infantil, sala para os professores, direção e secretaria.
Outras melhorias ainda estão previstas para a comunidade escolar de Santa Luiza. O refeitório, que terá 166,27m², cozinha, depósito, lavanderia e banheiro para funcionários serão construídos em um novo espaço, que será ligado ao prédio antigo e ao novo através de uma passarela, que leva também à parada de ônibus. Ainda está prevista a reforma dos banheiros do antigo prédio, que abrigará o Memorial da Santa Luzia.
VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FOI DESTAQUE NOS PRONUNCIAMENTOS O presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da Escola, Jair Sauthier, foi o primeiro a falar, agradecendo ao ex-prefeito, ao atual e o vice, além da equipe de professores da escola. Sauthier lembrou de obras que ainda serão feitas para a escola, e também para o distrito. "O nosso distrito vai melhorar e muito e o povo merece" A diretora da escola, Berenice Gedoz Seimetz, falou sobre o orgulho de comandar a Escola Santa Luzia. "Não há palavras para expressar nossa alegria de estar recebendo oficialmente este novo prédio escolar. Para nós educadores é um acontecimento ímpar, pois sempre que se inaugura uma nova escola, a educação que está sendo valorizada". Na sequência, a equipe de professores prestou uma homenagem à diretora, pelo seu trabalho à frente da escola.
Desejando as boas-vindas aos alunos, a secretária municipal de Educação, Marize Beatriz Guerra Pontin, destacou o momento e, especialmente, a dedicação dos professores. "Para a Administração Municipal entregar uma obra é um fato muito importante. Entregar uma escola é infinitamente mais importante. Neste espaço se constrói conhecimento".
O padre Renato Krause, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de São Vendelino, abençoou o novo espaço e na sequência as autoridades presentes descerraram a placa, que traz a frase de Paulo Freire para inspirar a prática docente: "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas.
Pessoas é que transformam o mundo". Os alunos cantaram o Hino da Escola, que foi vastamente aplaudido pelos pais e autoridades.
Prosseguindo com os pronunciamentos, como professor da escola, o presidente da Câmara de Vereadores Valmir Zaparoli, destacou os investimentos em educação, que são base deste governo, e a necessidade de implantação de uma escola de turno integral. "Aqui foi dado o primeiro passo", finalizou. O prefeito Fernando Xavier da Silva ressaltou a preocupação da Administração Municipal em investir em obras, mas acima de tudo que estas são apenas a estrutura para que os bons trabalhos sejam desenvolvidos. "A grande transformação não se faz só com a obra. Ela é necessária para dar estrutura para os professores e alunos, mas é através do processo educacional que podemos transformar este país".
Xavier ainda destacou outras obras do governo, destacando que se procura atender a todas as comunidades, mas lembrou novamente de ações para Santa Luiza. "Para que a comunidade evolua, ainda este ano, se Deus quiser, haverá a subprefeitura de Santa Luiza. E até o fim de nosso governo deverá ser construído aqui o ginásio", e deu um aviso à comunidade: "Continuem lutando, porque somos parceiros para isso. Temos o limite do cofre, mas temos uma vontade imensa de avançar", finalizou.
O ato foi encerrado com a abertura da fita inaugural pelo prefeito, vice-prefeito Gilberto Francisco Baldasso, diretora da escola, presidente do CPM, presidente da Câmara, secretária de Educação, secretário de Planejamento, Obras, Segurança e Trânsito Antônio Gelmini, responsável pela obra, e representantes da comunidade.
aqui>