Prevenindo contra a H1N1
Vigilância Sanitária faz campanha para prevenção da H1N1.
A equipe da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando campanha de prevenção a Influenza h1n1 junto a estabelecimentos como restaurantes e bares, repassando aos responsáveis orientações sobre as práticas corretas para manipulação de alimentos. O objetivo é prevenir a proliferação do vírus da H1N1.
As informações sobre a Portaria nº325/10 foram passadas em encontro com representantes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), em Porto Alegre, no dia 14 de julho. O cumprimento da nova portaria é de imediato.
Mais informações, orientações ou denúncias podem ser feitas a Vigilância Sanitária pelos telefones 3461-8913 ou 3461-8914.
Os estabelecimentos devem providenciar: (de acordo com Portaria Estadual n°325/10, Portaria Estadual n° 78/09 e RDC N °216/04)
> A área de exposição do alimento deve ser ventilada; > Dispor de álcool 70 em gel ou líquido; > Lavatório com sabonete líquido e secagem com papel toalha não reciclado ou outro sistema adequado e lixo sem acionamento manual; > Balcão de distribuição do alimento preparado dotado de protetor salivar; > Os manipuladores devem ser afastados quando apresentarem algum sintoma relacionado com gripe; > Dispor de cartazes em local de fácil acesso e visível com os dizeres: – Evite colocar as mãos nos olhos, boca e nariz e conversar sobre os alimentos.
– Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com lenço descartável e higienize as mãos.
– Antes de servir-se lave bem as mãos com água e sabonete. Em seguida, faça anti-sepsia com álcool 70 – O contágio da Gripe A é dado através do ar, por vias aéreas e através de contato direto com pessoas contaminadas
aqui>