Conselho Tutelar em n novo locakl
Conselho Tutelar atende em novo espaço.
A partir desta segunda-feira, dia 2 de agosto, o conselho tutelar de Carlos Barbosa atende em um novo espaço, localizado na rua Pedro Baldasso, nº 50. A entrega oficial do espaço aconteceu na sexta-feira, dia 30 de julho, com descerramento da placa e pronunciamento de autoridades, além de uma palestra para os atuais conselheiros e candidatos ao pleito que acontece no final deste mês.
Logo após a palestra, no Cine Ideale, foi feita a entrega das novas instalações, as quais foram conhecidas posteriormente pelos presentes.
A secretária de Assistência Social e Habitação Vera Rejane Prestes dos Santos Martins iniciou seu pronunciamento falando sobre as mudanças na legislação referente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), e após fez um paralelo entre as antigas e novas instalações do Conselho Tutelar. Vera enfocou adequações a acessibilidade e o aumento da estrutura de trabalho. “É com esse espírito de mudança e renovação, de querer oferecer mais à comunidade que hoje entregamos este espaço”, finalizou.
“Implementamos o Conselho Tutelar, e a cada momento que temos a oportunidade tentamos avançar. Damos mais um passo na questão de qualificar o ambiente de trabalho e não esquecemos do que diz respeito a subsistência do Conselho Tutelar”, afirmou o prefeito Fernando Xavier da Silva. O prefeito ainda comentou sobre a parceria com a iniciativa privada em prol dos adolescentes, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho e ocupar esses jovens que estão acima da faixa etária de atendimento do Centro Educativo Crescer (CEC), uma parceria já fundamentada entre o público e o privado no município.
O novo ambiente conta com recepção, sala de reunião para os conselheiros, duas salas gerais de atendimento, além de equipamentos e brinquedos novos.
Os telefones do Conselho Tutelar são 3461-8966 e (54) 9632-8803.
Palestra enfocou limites de atuação do Conselho Tutelar Hamilton Guilherme Brito de Almeida é professor, bacharel em direito, especialista em Direito da Criança e do Adolescente, assessor jurídico da prefeitura de Porto Alegre e consultor em direitos humanos. O tema enfocado por ele foi "Limites e Possibilidades de Atuação do Conselho Tutelar".
O uso de alguns termos quando da prestação de serviços também fez parte do foco do palestrante. "Quando trabalhamos na área social temos que cuidar para não criar estereótipos. Temos várias estruturas de família hoje. Se fala em famílias desestruturadas, mas uma mãe com seus filhos em casa está desagregada, mas é uma estrutura de família, que pode estar desestruturada ou não".
Durante cerca de uma hora, o palestrante explicou sobre o Conselho Tutelar e exemplificou através de sua própria história, como presidente da Corregedoria dos Conselhos Tutelares de Porto Alegre, situações vivenciadas pelos conselheiros, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
aqui>