Casa de pedra

Ou poderiamos dizer as casas de pedras, que os antepassados deixaram para nós.

Viajando pelo de Barão e da Linha , encontramos verdadeiras relíquias que merecem ser devidamente tratadas e conservadas, pois são a lembrança que nossos antepassados deixaram para nós.

É bem verdade que o Sr. Guido Carlos Bourscheid, quis de certa forma preservar algo disto tudo ao colocar em seu livro “Linha Francesa, uma história quase esquecida”, fotos e fatos que nos ajudam a recordar da sua existência.

Quando estas construções foram feitas, realmente é difícil saber com certeza, segundo Guido, a e a cozinha teriam sido construídas entre 1898 e 1890, mas ao sabermos que o paiol também foi moradia e paiol, ao mesmo tempo temos que supor que esta construção foi feita anteriormente, sendo que moradores atuais, descentes dos Bergmann, acreditam que a parte mais antiga possa ter cerca de 140 anos. Ao observarmos a construção, onde existem madeiras originais, além de móveis originais que pertenceram aos primeiros moradores, percebemos que esta seria a idade mais provável desta parte da construção.

Visitando o seu interior percebemos o cuidado que eles tinham nas suas construções e o mais interessante nesta construção totalmente de pedra, (casa e cozinha) e o paiol na parte inferior, que atualmente serve de estábulo, mas tudo construído com muito esmero e muito cuidado, além da calçada toda em pedra, que dá acesso à cozinha e a casa, e bem como para quem se dirige até o paiol, parte desta está submersa, pois desce água da , causando problemas de excesso, e inundando o porão da casa.

O que se verifica é a necessidade urgente de resolver o problema de excesso de água que desce e prejudica o local, e ao mesmo tempo se pensar numa forma e melhorar o acesso, já que uma descida bastante forte, e também exige o alargamento da estrada para que os veículos pequenos possam ter o acesso facilitado.

Mais uma vez o auxílio do Poder Público seria muito bem vindo, em diversas formas, que financeiras, quer com trabalhos, visando a melhor preservação e principalmente com conhecimentos para tornar este local uma excelente opção de para , que desta forma teriam duas excelentes atrações em Francesa Alta.

A primeira comnstrução que servia de estábalo para animais na parte térrea e resid|ência na parte superior (Foto: Romildo)

Na frente da cozinha, pode-se perceber a calçada original totalmentre feita com pedras, para evitar a umidade (Foto: Romildo)
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.