SUS de Carlos Barbosa
Centro de Saúde lança “SUS de Carlos Barbosa – Para os barbosenses”.
Para melhor atender ao cidadão barbosense, a partir de maio um novo cadastroestá sendo adotado no Centro Municipal de Saúde Dr. Helmo Sebastião Diello, através da campanha “sus de Carlos Barbosa – Para os barbosenses”. O objetivo do programar é conscientizar os moradores locais a respeito do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem caráter local.
Segundo o secretário de Saúde José Carlos Ribeiro, a medida quer reforçar a ideia de territorialidade do SUS, onde cada município é responsável pelo atendimento dos que nele residem, e somente estes. “A qualificação dos profissionais e dos serviços prestados através da SMS de Carlos Barbosa tem ocasionado a vinda de usuários de outros municípios, ferindo os princípios do SUS da regionalização e da hierarquização”, justifica o secretário.
Hoje o Centro de Saúde possui mais de 34 mil fichas de cadastros, quando a população barbosense é de 25 mil pessoas. O número significa pelo menos um terço de atendimentos para moradores de outros municípios, causando transtornos e dificuldades no atendimento a quem merece por direito.
Cada paciente de outro município que ingressa no serviço de saúde de Carlos Barbosa está ocupando um espaço que não é seu, usufruindo de consultas, exames e cirurgias que pertencem à população local.
Desde o início de maio, a Secretaria Municipal de Saúde passou a exigir para o cadastro a Declaração de Residência de todos que não tiverem uma conta de luz, água ou telefone em seu nome para comprovação. Esta Declaração de Residência será assinada pelo titular da conta e pelo beneficiário da declaração.
A conscientização inclui o esclarecimento que é ilegal fornecer o endereço residencial para parentes e amigos que residam em outros municípios e ainda que o morador local é o próprio prejudicado com esta prática.
Em um segundo momento, todos os usuários do Centro de Saúde serão recadastrados, devendo apresentar a Declaração de Residência.
“Importante colocar que o Centro de Saúde continua aberto para todos que, em visita a Carlos Barbosa, necessitarem de Pronto Atendimento, que é garantido pelo SUS”, destaca Ribeiro.
Somente através da compreensão e colaboração de todos, a Secretaria de Saúde pode prestar um atendimento ainda mais qualificado aos barbosenses e os que aqui residem.
aqui>