Saúde presta apoio a futuros pais
Para a uma criança saudável é importante a participação dos pais.
Com o objetivo de ajudar a consolidar a capacidade da mulher e de seu companheiro de acolher e cuidar do filho que vai nascer, como prestar atendimento interdisciplinar de prevenção primária, a Secretaria da Saúde e Ação Social de Salvador do Sul formou um novo grupo do projeto Esperando Bebê. O trabalho integra as ações da Estratégia de Saúde da Família.
Ele teve início no dia 10 de março e reúne 15 participantes. Outros dois grupos de apoio do projeto deverão ser formados ainda ao longo de 2010. Os encontros ocorrem às quartas-feiras, entre 18h e 20h, no Centro de Convivência dos Idosos, situado no complexo do Parque Municipal Affonso Christóvão Wallauer.
No total, serão oito reuniões. Nelas, os temas tratados giram em torno de uma gestação saudável e feliz, com orientações sobre as modificações e os desconfortos da gestação, a alimentação da gestante e do lactente, o trabalho de parto, o papel de cada membro da família, cuidados com crianças, entre outros assuntos. São promovidas palestras, dinâmicas e oficinas, com apoio de profissionais da Saúde, como médica obstetra, médico pediatra, fisioterapeuta, odontóloga, nutricionista, psicóloga e assistente social.
No mais recente encontro, ocorrido na quarta-feira, dia 24, a fisioterapeuta Geórgia Loss ensinou aos participantes a Shantala, técnica indiana de massagens em bebês. Seus movimentos suaves e precisos possibilitam relaxamento muscular, eliminando tensões.
“É uma forma de transmitir harmonia, segurança e saúde para o bebê, com muito amor”, destaca a enfermeira Andréia da Costa Baumann, que, com a também enfermeira Isabel Dutra Accadrolli e com a secretária da Saúde e Ação Social, Maria Odete Führ Bohn, coordena o Esperando Bebê.
aqui>