TRATAMENTO DA ÁGUA
Secretaria de Saúde faz ação para o tratamento da água.
A Secretaria Municipal de Saúde, em ação da Vigilância Sanitária, realizou a distribuição de hipoclorito de sódio para os cidadãos que procuraram por serviços de saúde na terça-feira, dia 23. O objetivo da ação da secretaria é proporcionar informações para que os barbosenses tenham acesso a uma água de qualidade.
A equipe da Vigilância usou o Dia Mundial da Água, celebrado na segunda-feira, para fazer uma pesquisa sobre a incidência de água tratada no município, além de fornecer informações sobre usos do hipoclorito e descontaminação da água.
Ao todo 80 pessoas receberam o produto e foram entrevistadas pelas fiscais sanitaristas.
O hipoclorito pode ser empregado para tratamento da água ou para higienização de frutas e verduras. Os interessados no produto podem ter acesso ao mesmo gratuitamente junto a Vigilância Sanitária, pelo telefone 3461- 1362 Ramal 211. As fiscais também dão orientações sobre o uso do hipoclorito.
COMO USAR O HIPOCLORITO DE SÓDIO A 2,5%
Tratamento domiciliar:
1 – ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO 2 gotas em um litro de água. Aguardar 30 minutos para beber.
2- SOLUÇÃO PARA LAVAGEM DE ALIMENTOS 40 gotas em um litro de água. Aguardar 30 minutos para lavar os alimentos, após enxaguar com água para beber.
Tratamento em reservatório
– Encher o reservatório. Adicionar dois copinhos descartáveis (de café) de hipoclorito de sódio para cada 1000 litros de água.
– Deixar 30 minutos em repouso.
– Repetir a operação cada vez que encher o reservatório.
Como limpar a caixa d' água
A limpeza e desinfecção da caixa deve ser feita pelo menos uma vez ao ano. Na limpeza, o operador deve usar uma escova de nylon e botas de borracha.
Veja como proceder: – Esvaziar o reservatório; – Fechar a canalização de saída do reservatório; – Retirar o material sedimentado; – Escovar as paredes e o fundo com água clorada – um copinho de café para cada 10 litros de água; – Enxaguar o reservatório; – Encher o reservatório com água na proporção de um litro de hipoclorito de sódio para cada 1000 litros de água; – Após 24 horas, esgotar a água através de torneiras para desinfecção da canalização, podendo ser utilizada para diversos fins, menos para seu consumo; – Telar o ladrão com tela milimétrica.
FONTE: Vigilância ambiental – Secretaria Municipal de Saúde
aqui>