Biblioteca Pública
Melhorara cada vez mais o acervo e oprtunizar livros é a finalidade da biblioteca.
A Biblioteca Pública do Município de Barão Professora Maria Léa Dai Prá surgiu da necessidade de se publicar a informação, o saber, da demanda que todo o ser humano aspira em buscar conhecimento. É um dever indispensável do poder público se responsabilizar pela manutenção, organização e renovação do acervo. Sendo assim, a mesma se torna local de multiplicação desse saber, tornando possível também a confraternização de valores dos muitos leitores que freqüentam o ambiente.
Pensando assim, com um olhar voltado à praticidade e acolhimento de todos os leitores, a SMEC de Barão agora comunica que está em períodos de reorganização do acervo, além de informatizar as obras para a maior comodidade dos freqüentadores. Nessa empreitada trabalham efetivamente o universitário do curso de História da Ulbra, Moacir H. Führ, o Chefe do Setor de cultura, Turismo e Assessoria de Imprensa Jonas H. Schommer, Professora Maria Odete dos Santos e Professora Terezinha Beatriz Cislaghi.
O acervo da biblioteca está estimado em três mil e quinhentos livros, entre eles Literatura Brasileira e Estrangeira, incluindo Literatura Juvenil e Infanto-Juvenil, Filosofia, Psicologia, Administração, Letras e muitos outros, além de uma vasta quantidade de enciclopédias e livros didáticos. O horário de atendimento é das 8:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30.
Para informatizar as obras, foi feito um estudo detalhado de qual a melhor forma de se organizar livros, visando um modo que torne possível o fácil acesso das pessoas interessadas em buscar ou descobrir livros. Escolheu-se então a opção de se organizar em categorias, catalogando-as com um programa de computador específico de fácil manejo. Os usuários variam de alunos de todos os colégios municipais e estaduais, além professores, universitários e demais pessoas da comunidade, aspirando-se uma política de trabalho que preza pela democratização do conhecimento Por isso, acredita-se ser importante o período de trabalho interno que se efetiva agora para que, posteriormente, seja possível um atendimento exemplar a todos os leitores.
Faremos um pedágio para compra de sofás, mesas e pufes, visando o melhor acolhimento dos usuários. Além disso, estamos elaborando um projeto que visa montar um pequeno museu, onde se colocarão obras como livros de partitura, com manuscritos – enfim, tudo que contar um pouco mais da história de Barão e as pessoas que passaram por aqui.
aqui>