Controle biológico
Poder Público investe no controle biológico de pragas.
Pensando na melhoria de condições para os agricultores, a prefeitura Municipal, em ação da Secretaria Municipal de agricultura e Meio Ambiente, desenvolveu o programa de Controle Biológico de Pragas, a fim de minimizar os danos causados pela lagarta do cartucho. O programa consiste na utilização de uma vespa, produzida em laboratório, e distribuída nas lavouras de milho em cartelas. O envio é feito pelo correio e demora em torno de três a quatro dias.
A lagarta do cartucho é hoje um dos principais problemas relacionados a cultura do milho. O inseto-praga ataca as folhas ainda no estágio inicial de desenvolvimento da planta, prejudicando as lavouras. O combate a praga se dá através da vespa que, quando adulta, procura os ovos das mariposas para fazer suas posturas, impedindo o desenvolvimento da lagarta. Como o período de vida da vespa adulta no campo é de apenas 3 dias, o controle biológico evita também o desequilíbrio ambiental.
O controle biológico é uma alternativa atual e eficaz para combater o inseto sem prejudicar o meio ambiente. O programa faz parte do Plano Municipal de Estímulo ao Desenvolvimento Agropecuário e a implementação acontece em parceria com a Emater e cooperativa Santa Clara. Os pedidos de aquisição da vespa podem ser feitos pelo telefone 3461-9649.
Quando encomendar as vespas – Para as Lavouras do Cedo as vespas devem ser encomendadas 15 dias após a germinação do milho.
– Para as Lavouras do Tarde a encomenda deve ser feita de sete a 10 dias após a germinação do milho.
Como distribuir na lavoura – As vespas devem ser distribuídas quando as folhas estiverem raspadas e aparecerem os primeiros ovos da mariposa.
– É importante existirem ovos de mariposas, caso contrário não ocorre a postura pois a vespa será incapaz de encontrar os ovos da lagarta.
– As vespas devem ser distribuídas, em cartelas, no interior do cartucho de milho, antes destes nascerem, a cada 20 metros na linha e 20 metros nas entrelinhas; – Deverão ser usadas de 100 a 120 mil vespinhas por hectare.
(Fonte: Emater)
aqui>