KERBFEST Termina com grande público
O 11º Kerbfest foi realmente um sucesso, quer pela presemnça de público quer por tudo o que o mesmo ofereceu.
A 11ª kerbfest que continuou durante os dias 24 e 25 de outubro termina com a sensação de dever cumprido. Nesta 11ª edição da festa que movimentou o Pequeno Paraíso, a presente de público recorde marcou um dos grandes diferenciais do evento.
No sábado, dia 24, foi o realizado o VIII Encontro de Grupos de Danças Alemãs.
A programação iniciou às 10 horas, seguida da abertura do Encontro, onde as soberanas Rainha Mariana Becker e princesas Daiane Werner e Patrícia Angst, conduzindo o santo São Vendelino, acompanharam um casal representante de cada Grupo visitante, para receber as saudações e lembranças, em agradecimento a presente do Grupo no Encontro. Como lembrança, foram distribuídos bonecos na forma do Santo São Vendelino, com a inscrição “Lembrança do Pequeno Paraíso – São Vendelino/RS”. Em seguida, as categorias Mirim, Infantil e Infanto-Juvenil realizaram a apresentação de três danças folclóricas alemãs. A Orquestra Municipal de São Vendelino, regida pelo Maestro Lucas Eduardo Grave, acompanhada do projeto Pequenos Flautistas, também fez a apresentação de músicas, encantando aos visitantes.
Também nesta manhã, além dos Grupos de Danças visitantes, as escolas municipais e Estadual prestigiaram as apresentações, que foram seguidas da Peça teatral “Família Trombique, do Teatro Luz & Cena de Novo Hamburgo. Esta apresentação cultural foi resultado da aprovação do Projeto Kerbfest 2009 pela Lei de Incentivo à Cultura e posterior captação de todos os recursos.
Apesar da pouca quantidade de chuvas que marcou o sábado, à tarde aconteceram as Danças de Integração entre todos os Grupos presentes e, em seguida, cada categoria presente fez sua apresentação.
A animação da tarde seguiu por conta da Banda Super Produção, que conduziu o baile no palco principal até às 17 horas, quanto a Banda 2001 levou todos à pista de dança, até às 19 horas. O Baile seguiu no Palco principal até às 23 horas, sob a alegria da Banda Ébanos, que agitou o grande público presente na noite de sábado.
Ao mesmo tempo que seguia o baile, no Centro de Eventos as atrações foram dedicadas aos jovens. A partir das 19 horas, a Banda “Oni” balançou a todo o público, abrindo o show principal que ficou por conta da Banda Dinamite Joe, que trouxe a presença de um grande público na noite de sábado. “O público presente superou nossas expectativas nos dois sábados e principalmente no dia 24, no show da Dinamite Joe, que animou todos por duas horas”, ressalta Diego Lutz, Coordenador Geral da 11ª Kerbfest. “Conseguimos atingir nosso objetivo que era trazer opções para o público jovem, que correspondeu e vem em grande quantidade”, finaliza Diego Lutz. Após o show da banda Dinamite Joe, a Banda “O Resto” animou público até à meia-noite. Além disso, na tarde de sábado foi realizado o concurso de chope em metro.
No domingo, dia 25, a abertura do Parque se deu às 10 horas da manhã, onde a bandinha típica Aloma, presente em todos os dias de realização da Festa, seguiu animando o público.
Ao meio-dia, a Banca México Show, no palco principal, iniciou o baile, seguindo até às 15 horas, quando Os Montanari tomaram conta do palco, animando o grande público presente na tarde de domingo, até às 17 horas. Com repertório típico de kerb, os Montanari fizeram com que a pista de dança ficasse lotada durante a tarde toda.
A tarde de domingo, que foi contemplada com a presença do sol, trouxe novamente um grande público para a 11ª Kerbfest. Além das bandas, a exposição industrial e comercial, a alimentação variada e a diversão proporcionada pelo parque de diversões, além da parceria com o SESC (Sistema Social do Comércio) de Farroupilha, que trouxe brinquedos infláveis, proporcionou diversão a todo o público presente.
Também durante a tarde, foram realizados os jogos germânicos, que atraiu a atenção de grande parte do público. Debulhar milho, corrida com carrinho de mão, corrida com ovo na colher, serrar lenha, concurso de chope em metro e salsicha em metro foram as modalidades dos jogos germânicos realizadas na tarde de domingo. A grande novidade desta ano, diferente da edição anterior da festa, contou com a participação de pessoas de fora do município, que a medida em que os jogos germânicos eram realizados, despertava no público o interesse em inscrever-se em mais modalidades para participarem.
O grupo de Danças Alemãs Sankt Wendel categoria adulto encantou o público presente com um pout-pourri, várias músicas em uma única faixa, tocadas uma após a outra, demonstrando a cultura germânica através de danças típicas alemãs.
No Centro de Eventos, a alegria seguiu por conta da Banda Ponto Com. Ainda, dois pontos, um na praça de alimentação e outro no quiosque, proporcionaram ao público presente para que pudessem acompanhar o grenal que aconteceu na tarde de domingo.
Às 18 horas, a Prefeita Municipal e Presidente da 11ª Kerbfest, Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, conduziu a cerimônia de encerramento oficial da festa.
Acompanhada do vice-presidente da Festa, Paulo José Schaefer, do vice-prefeito Harry Lothário Seibert, de toda a Comissão Organizadora da Festa, da Pastora Maria Marilene Eckerleben, do Padre Renato Krause, dos visitantes da Alemanhã, os irmãos Uwe e Leo Klees e da ilustre visita do alemão Jürgen Zimmer a Prefeita agradeceu a presença de todo o público durante os quatro dias da festa. “Quero destacar que esta Festa foi um sucesso graças ao esforço e união de toda a Comissão Organizadora, expositores, nossos patrocinadores e a todo o público que nos prestigiou”, frisou Marlí. “Hoje, encerramento a 11ª Kerbfest, temos a sensação do dever cumprido, pois nosso objetivo era fazer uma festa para o público de todas as idades e nos encheu de satisfação a presença de todo este grande público”, completa a Prefeita. Marlí também fez a saudação e agradecimento aos visitantes alemães, que prestigiaram a 11ª Kerbfest. “Não posso esquecer de agradecer a toda a equipe da Administração Municipal, as Secretarias e todas as pessoas que se envolveram na Organização desta grandiosa festa, que destacou toda a nossa cultura germânica, que nos orgulha muito”, salientou a Prefeita Municipal.
O vice-presidente da Festa, Paulo José Schaefer, destacou os resultados da 11ª Kerbfest, exaltando que o objetivo de toda a comissão era unir a população vendelinense, comemorando o kerb. Agradeceu o empenho de todos os envolvidos na organização e realização da Festa, destacando também a atuação da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, Bombeiros Voluntários, Brigada Militar, equipes de Segurança e Limpeza, expositores em geral.
Já passavam das 18 horas quando a Orquestra La Montanara subiu no palco principal e animou todo o público até o final da festa. Tocando músicas tradicionais do kerb alemão, novamente enchendo a pista de dança até o final da festa. Além de muita música e alegria, foram consumidos nos quatro dias da festa seis mil litros de chope.
Às 23h 15min, a Orquestra La Montanara convidou todos os integrantes da Comissão Organizadora para participarem da dança de encerramento da 11ª Kerbfest. Juntamente com o público, os integrantes da Comissão dançaram em despedida da maior festa de São Vendelino, com o intuito de dever cumprido, alcançando sucesso na 11ª edição da Kerbfest.
“Sendo a primeira grande festa que organizamos, o resultado obtido superou todas as nossas expectativas, o que nos deixa muito felizes e com nossos objetivos plenamente atingidos”, destaca o Diego Lutz, coordenador geral da Festa. “Temos que agradecer ao empenho e colaboração de todos que de alguma forma nos auxiliaram na organização da 11ª Kerbfest, pois atingimos este ótimo resultado graças ao trabalho desta grandiosa equipe”, finaliza Diego.
aqui>