Prevenção contra a gripe H1N1
Barão adota medidas para a prevenção da Gripe H1N1.
O vírus h1n1 é a combinação das gripes suínas, aviárias e humanas. Este vírus com esse formato de mutação nunca foi visto antes até o seu aparecimento no México. O processo de contaminação segundo os cientistas do Centro de Controle de Doenças dos EUA, em conclusão inicial acreditam que o vírus se espelha com facilidade entre os porcos,(contudo poucas notícias sobre este fato foram ouvidas), sendo que o contágio entre pessoas não seria tão simples como os de uma gripe comum.
De acordo com os cientistas para ser contaminado é necessário contato direto com os porcos infectados com a doença ou objetos contaminados que circulem entre as pessoas. Ainda não foi identificado qualquer tipo de contaminação em relação ao consumo de carne suína ou seus derivados.
Os principais sintomas da gripe influenza A H1N1 são muito parecidos com os da gripe comum como: febre, dores musculares, cansaço, tosse, diarréia e vômitos. Já existem vacinas para a imunização de porcos, mas ainda está em desenvolvimento para humanos, que deverá estar disponível até o final deste ano. A vacina para gripe comum pode ajudar na prevenção de outras gripes mas não contra a gripe H1N1.
A Secretaria Municipal de Saúde de Barão, alerta que ainda não foram registrados casos em nosso município, mas todas as pessoas que viajarem para áreas de risco, principalmente para a Argentina ou Chile e sentirem sintomas de gripe deverão procurar imediatamente atendimento médico para diagnosticar o tipo de gripe.
aqui>