Combater àlcool e drogas
Ministério da Saúde lança plano de combate ao álcool e drogas, visando uma ação mais direta.
O Ministério da Saúde vai investir R$ 117,3 milhões na ampliação do acesso às ações de prevenção e tratamento do uso nocivo de álcool e outras drogas na rede de atenção e saúde mental do Sistema Único de Saúde. O Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras Drogas tem como objetivo alcançar crianças, adolescentes e jovens por meio de ações de prevenção, promoção e tratamento dos riscos e danos associados ao consumo prejudicial de substâncias psicoativas.
Através deste plano o Governo Federal implantará 92 novos Centros de Atenção Psicosocial em todo o país, oferecendo apoio especializado em saúde mental. A proposta prevê ainda a implantação de 720 novos Núcleos de Apoio a Saúde da Família em todo o território nacional com profissionais em saúde mental.
Também será criado um Observatório Nacional sobre Álcool e outras Drogas em cinco universidades contemplando todas as regiões brasileiras com o intuito de monitorar a efetividade e a implementação das ações do plano.
Atualmente a Secretaria Municipal da Saúde de Barão está desenvolvendo ações de atendimento aos dependentes de álcool e outras drogas através de acompanhamento psicológico e psiquiátrico, internação em hospitais especializados quando necessário e palestras nas escolas pelo médico do Programa Saúde da Família.
aqui>