Alunos são alertados sobre drogas
Médico do ESF faz palestra para adolescentes. visando a prevenção e os malefícios.
O medico Mauro Chacón e a enfermeira Ana Paula Bastos do programa Estratégia da Saúde da Família de Secretaria Municipal de Saúde, realizaram uma palestra para os alunos de 5ª a 7ª série do Instituto Estadual de Educação Assunta Fortini. A palestra faz parte do programa de prevenção ao álcool e drogas. De acordo com o médico também são consideradas drogas licitas o álcool, café, tabaco, alguns tipos de chás e medicamentos. As drogas propriamente ditas é um arbusto proveniente da região andina na América do Sul.
Segundo ele uma dose de 200 gramas de cocaína pode ser letal e a heroína é considerada a droga mais perigosa sob o risco de dependência dos usuários. Já o consumo de álcool vem crescendo assustadoramente entre os jovens e cada vez mais cedo.
Os profissionais também abordaram a gravidez precoce que está crescendo a cada dia pela falta de informação sobre os métodos anticonceptivos e preventivos, principalmente em classe de baixa renda. O médico salienta que uma em cada três mulheres com 19 anos já são mãe. Uma em cada dez adolescentes de 15 a 19 anos já tinha dos filhos e 54% das meninas sem escolaridade já tinham engravidado. Ele explicou ainda para os alunos que a Organização Mundial da Saúde considera gravidez precoce de alto risco porque o corpo da mulher ainda não está formado.
O Secretário Municipal da Saúde, Marino Pedro Zagonel destacou a importância das palestras na prevenção do uso de drogas entre os adolescentes e que outras deverão ocorrer em escolas também da rede municipal de Ensino.
aqui>