Preparando peixes
Para melhor degustar o peixe é preciso saber prepará-lo, e para isto o melhor e conhecer nova formas de preparar este excelente alimento.
Baronenses recebem orientações no preparo do peixe A piscicultura ou criação de peixes em açudes é uma atividade cada vez mais difundida no município de Barão. Desde a sua introdução até os dias atuais, mantem-se como uma atividade típica da pequena propriedade, sendo uma alternativa para melhorar o consumo de alimentos e complementar a renda familiar.
Embora reconhecida como rica em nutrientes e benéfica para a saúde a carne de peixe, pouco consumida, ou quando, na maioria das vezes é frita, sendo importante orientar o piscicultor a maneira mais correta de aproveitar o pescado.
Neste sentido a Secretaria Municipal da agricultura, o Departamento de Nutrição da Prefeitura Municipal de Barão e a emater/RS-ASCAR, realizou na semana passada um curso de aproveitamento do pescado, no sitio do Pesque e Pague do Radicho na Linha Pimenta. Participaram 31 pessoas representando as varias comunidades do interior do Município.
O curso teve como objetivo: Orientar sobre as características do pescado fresco e valor biológico e nutricional da carne do peixe; demonstração da limpeza do peixe e possíveis cortes; incentivar o consumo da carne de peixe através do preparo de pratos a base de peixe, aproveitando todas as partes do mesmo; estimular a realização de feiras do peixe e distribuir cartilhas sobre a maneira correta de escolher, conservar e preparar um pescado de qualidade e segurança com receitas a base de peixe, bem como as orientações nutricionais e fisiológicas do peixe.
aqui>