Mortalidade Infantil Zero
o Município de Salvador conseguiu reduzir para índice zero de mortalidade infantil.
O Município de Salvador do Sul foi um dos destaques no prêmio Viva a Criança, do governo do estado. Os salvadorenses receberam Menção Honrosa por terem índice zero de mortalidade infantil no ano de 2007.
No ano passado, ocorreram 71 nascimentos no Município, sem óbito. Desde 2001, a Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social realiza uma série de atividades junto às gestantes, fator que ajuda a explicar o excelente desempenho.
Todas as futuras mamães têm exames laboratoriais garantidos, mesmo aqueles que o Sistema Único de Saúde (sus) não cobre. Duas ecografias também são disponibilizadas por gestação (o SUS só oferece uma). “Outra iniciativa importante é a formação de grupos de gestantes. Nos encontros, elas recebem orientações de profissionais de diferentes áreas da Saúde”, destaca a secretária Luciane Chies Becker.
No primeiro ano de vida da criança, é feito acompanhamento especial, com a realização da vacinação e de consultas com pediatra. Além disso, os agentes comunitários de Saúde realizam visitas regulares às famílias, para zelar pelas crianças.
Cleo M. Meurer
aqui>