O Fogo Simbólico em Carlos Barbosa
O Fogo simbólico da Pátria reaviva o amor à Pátria.
A 71ª chegada do Fogo Simbólico aconteceu sábado dia 23 de agosto, por volta das 9h30min no Palco da Estação. dando assim início às comemorações da Semana da Pátria. A cerimônia de chegada aconteceu por volta das 9h30min.
O Fogo Simbólico da Pátria, procedente do Mausoléu do parque de Osório na cidade de Tramandaí, percorreu as cidades gaúchas, chegando até Carlos Barbosa pelo 6º Batalhão de Comunicações de Bento Gonçalves, e em seguida foi conduzido pela Associação Barbosense de Atletismo (ABA), pela acbf, pela Briga Militar e pelo corpo de bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa.
Para este ano, o tema nacional será “Amazônia, Ocupação, Defesa e Guarda”, e como tema Estadual, a homenagem ao bicentenário do Marechal Manoel Luiz Osório.
Após o acendimento da pira, pelo secretário da Educação José Rossi, e canto do Hino Nacional, fez uso da palavra o vice-presidente da Liga da Defesa Nacional, Coronel Álvares, disse estar satisfeito que falou do que representa o fogo e que deve refletir o nosso verdadeiro amor à Pátria, salientando que 270 municípios estão sendo visitados por membros da Liga de defesa nacional, entregando o fogo simbólico, que estará aceso durante as comemorações do 186 anos de independência do Brasil. Olavo Bilac, foi realmente quem mais manifestou publicamente em palavras e versos o seu amor á Pátria e a Liga de Defesa Nacional surgiu por sua indicação.
O Fogo Simbólico permanecerá até o dia 01 de setembro no pelotão da brigada militar, quando então será trasladado para o local do hasteamento e arriamento da bandeira na praça da igreja.
Após fez seu pronunciamento o Secretário da Educação Jose Rossi que falou sobre Marechal Manoel Luiz Osório, lembrando ainda o que significa o Fogo Simbólico.
Após a cerimônia, o Fogo foi conduzido até o Pelotão da Brigada Militar, pelos integrantes da Brigada Militar Mirim.
aqui>