Abigeato assusta
Ladrões de gado matam 10 vacas.
Como já vem acontecendo em diversos municípios próximos, principalmente no Vale do Caí, os ladrões de gado, desta vez estiveram bem mais próximos; na noite do sábado dia 16, 10 vacas da propriedade de Gildo Lazzari, foram mortas por especialistas na área, uma vez que as mesmas são mortas com marreta, sua cabeça é decepada, depois suas buchada é jogada ao chão e em seguida deve ser cortada em pedaços para o transporte, provavelmente para ser vendida em algum açougue ou em alguma fábrica de embutidos.
Segundo informações do proprietário os animais foram conduzidos por mais de 600 metros, e mortos na propriedade vizinha de Pedro Pereira, junto a uma cerca elétrica, pelo que se constatou as mesmas parece que foram enfileiradas e mortas uma a uma com bastante rapidez, já que ninguém ouviu qualquer coisa.
Acredita-se que sejam pessoas já acostumadas com esta lida e verdadeiros especialistas, até pelo tipo de corte, feito na retirada da cabeça, e da buchada, que é depositada no local, e enfileirada.
Acontecimentos deste tipo, fazem com que a pessoa muitas vezes desanime, é o que diz Gildo Lazzari, pois segundo seus cálculos o prejuízo imediato é de aproximadamente R$ 30,000,00, mas ao longo do período é bem maior já que deixará de vender o leite que era produzido pelas vacas mortas, o que representava um bom ganho mensal, que agora deixará de existir, uma vez que sua produção variada em torno de 120 a 150 litros de leite diários, o que significava em torno de 4.000 litros mensais.
Também disse que dificilmente retornará à produção leiteira, já que no momento teria de fazer um investimento de R$ 30.000,00 para repor o gado leiteiro, continuando ainda sob a ameaça de sofrer novo revés.
Sabe-se que fato semelhante ocorreu em Canto Karlin, município de Linha Nova na propriedade de José Antônio Hun onde no dia 12 à noite, 13 vacas foram abatidas das 18 vacas existentes na propriedade. Anteriormente outras localidades foram atingidas com o mesmo tipo de delito, como no município de São José do Sul, na localidade de São José do Maratá no dia 07 de agosto. Também Já sofreram com isto proprietários rurais dos municípios de Harmonia, Montenegro, Maratá, Brochier, Pareci Novo, Bom Princípio,
aqui>