Meio Ambiente – preservando
Agricultores baronenses visitam sistema de cisternas.
Na última semana 20 agricultores do município de Barão, liderados pelos Secretários da agricultura e do Meio Ambiente, juntamente com o gerente da emater local estiveram visitando o município de Relvado. Eles foram conhecer projeto de sistema de cisternas implantado há três anos por agricultores daquela cidade, motivado pela falta de água, sendo que no momento o município encontra-se em situação de emergência em virtude da seca. Hoje o município de Relvado possui 30 cisternas implantadas.
A comitiva baronense foi recepcionada pelo Prefeito, Secretário da Agricultura e gerente da Emater daquela cidade. O Chefe do Executivo destacou que a curto prazo todo o agricultor deverá construir junto ao aviário ou pocilga uma cisterna com capacidade para mais de 100 mil litros de água, pois a prefeitura não fornecerá mais água com caminhão pipa para os produtores rurais.
Segundo o prefeito a longo prazo a intenção e levar também para a área urbana a construção de cisternas junto as residência para a utilização na lavagem de calçada, carros, molhar a grama, entre outras coisas. Segundo o secretário da agricultura de Barão, Vilso Joaquim um dos produtores visitados possui dois aviários, sendo um com 80 e outro com 100 metros de cumprimento. A captação da água é feita no aviário com 80 metros de cumprimento, apenas de um lado, onde o agricultor consegue manter 80% do abastecimento de água dos dois aviários. juares
aqui>