Bombeiros Voluntários
Bombeiros voluntários de todo o Estado tiveram encontro em São Vendelino.
Cerca de 150 bombeiros voluntários, de 25 municípios gaúchos, estiveram reunidos no último sábado em São Vendelino. Foi durante a 7ª Jornada Estadual de Bombeiros Voluntários (Jobovol), que ocorreu durante a manhã, no salão O Imigrante, no Centro da cidade. Da região do Vale do Caí, além dos bombeiros de São Vendelino, estiveram presentes corporações voluntárias de Harmonia, Feliz e São Sebastião do Caí. Isso além de representantes de Carlos Barbosa, Vera Cruz, Serafina Correa, Charqueadas, Rolante, Marau, Nova Petrópolis, Garibaldi, Triunfo, Igrejinha, Tapejara, Estância Velha, Teutônia, Tapes, Nova Prata, Passo do Sobrado e Candelária. O encontro contou com membros de organizações voluntárias que atuam em resgates em Farroupilha e Estrela, bem como membros de organizações que estão nascendo agora, em Eldorado do Sul e Picada Café.
O evento foi promovido pela Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado do Rio Grande do Sul (Voluntersul), em parceria com os bombeiros vendelinenses. Depois dos discursos das autoridades presentes e algumas homenagens por parte dos organizadores, a pauta do encontro teve uma palestra sobre o papel social da imprensa e como se relacionar com ela, por parte do diretor de Comunicação Social da Voluntersul, Castor Becker Júnior.
Em seguida, o presidente da entidade, Frederico Guilherme Zorzan, fez um relatório sobre as atividades da Voluntersul às corporações associadas. Ele relatou, por exemplo, a possibilidade dos bombeiros voluntários ficarem isento de IPVA para suas viaturas de serviço, a partir de 2008, caso seja aprovada pela Assembléia Legislativa um projeto do deputado estadual Luciano Azevedo. Outro fato colocado por Zorzan é a possibilidae dos municípios que possuem corporações voluntárias também requererem sua reclassificação para os cálculos de seguros patrimoniais. "Em alguns casos, o desconto para quem, por exemplo, fizer um seguro de residência, pode ser substancial", ressalta o presidente.
ENCONTRO NACIONAL –
Zorzan também, falou sobre os preparativos para o Encontro Nacional de Bombeiros Voluntários, marcado para os dias 16 e 17, em Caçador, Santa Catarina. E também sobre o estágio avançado em primeiros-socorros, que vai ocorrer na semana seguinte, em Brasília. "O encontro de Caçador será importante para ampliarmos ainda mais a troca de experiências que ocorreu em São Vendelino. Quanto ao curso em Brasília, trata-se de outra oportunidade importante, já que será uma semana de aprendizado intenso, com aulas gratuitas na Samu da capital federal e para o qual também conseguimos alojamentos gratuitos junto ao Exército", conta o presidente da Voluntersul. Para o curso, cada voluntário terá a despesa de 300 reais com a passagem de ida e volta em ônibus fretado, por isso as corporações já se mobilizaram para buscar apoio de suas comunidades.
Para o coordenador técnico dos bombeiros voluntários de São Vendelino, Uwe Herholz, o encontro do último sábado marcou também uma etapa importante para sua corporação. O grupo ficou encarregado de praticamente toda a organização do encontro e teve um recorde de comparecimento, entre as Jornadas Estaduais ocorridas até agora. "Trata-se também de uma oportunidade importante de intercâmbio de experiências e para que os voluntários gaúchos possam, de fato , conhecerem sua realidade",acentua Herholz.
A corporação vendelinense existe há quatro anos, mas em julho completou seu primerio ano como unidade operacional. A entrada em serviço da turma de voluntários ocorreu depois da cidade receber um caminhão de bombeiros da cidade alemã de Sankt Wendel. Não por acaso, o nome significa São Vendelino, no idioma germânico. Trata-se da cidade co-irmã da brasileira e justamente de onde saíram os imigrantes que, no século XIX, fundaram da São Vendelino do lado de cá do Atlântico.
aqui>