Pedágio sobre a Coleta Seletiva
Alunos alertam a população sobre calendário de recolhimento.
Desde o ano de 2010, o município de São Pedro da Serra adotou a coleta seletiva do lixo. Com campanhas de conscientização junto à comunidade, foi estabelecido dias na semana para coleta do lixo orgânico e seco. Respeitando o processo de mudança da população, aos poucos a mudança foi se tornando rotina, mas, segundo a secretária da educação, Sirlei Spohn Stein, ainda são realizadas campanhas para que todos colaborem com o novo calendário. “A preservação do meio ambiente faz parte das políticas públicas de São Pedro da Serra. Com isso, o município dá qualidade de vida à população. Essa mudança começa com a participação da sua família e de seus vizinhos”, diz ela.
Para isso, no dia 30 de maio, quando foi realizado o dia do desafio em todo o mundo, uma equipe de trabalho das Atividades Contra Turno, juntamente com as 82 crianças do “Centrinho” promoveram um pedágio com o objetivo de divulgar os dias em que ocorre a coleta seletiva do lixo no município. Das 8 às 17 horas, no trevo centro da cidade, as crianças acompanhadas pelos profissionais do Centrinho, distribuíram folhetos explicativos e ìmãs de geladeira. “Com o dinheiro arrecadado no pedágio serão adquiridos brinquedos pedagógicos para serem usados com as crianças em dias de chuva”, destaca Melásia K. Ludwig, diretora do Centrinho. Durante o ano serão realizados diversos trabalhos sobre a importância da coleta seletiva com os alunos da rede de ensino no município, afim de conscientizar os alunos, que levam as informações para casa, estabelecendo um vínculo com os pais sobre o assunto.
Em agosto, durante a Feira do Livro, serão apresentados esses trabalhos realizados em sala de aula. “O pedágio foi um sucesso, as crianças adoraram participar, bastava olhar para elas e ver empenho delas dando as explicações”, ressalta Melásia.
A empresa Biasotto, que faz o recolhimento do lixo no município, tem como cronograma a coleta de lixo orgânico no centro nas segundas e quintas-feiras.
Já nas sextas-feiras é recolhido o lixo seco na área urbana, e na área rural nas quintas-feiras. A Secretaria da Educação alerta para que as famílias deixem o lixo nas calçadas somente nos dias de coleta. “Nossa meta de 2012 é conscientizar a população para que levem o lixo para fora só no dia da coleta.
Dessa forma a cidade fica mais limpa, é benefício para todos”, afirma a secretária Sirlei. “São nas pequenas ações do dia a dia que cada um de nós pode fazer a diferença. A idéia é construirmos um mundo melhor, certo? Cremos que um futuro melhor seja o resultado de um presente mais responsável”, finaliza a diretora Melásia. Em São Pedro da Serra é produzido mensalmente 34 toneladas de lixo, sendo que 26 toneladas é de lixo orgânico e 8 de lixo seco, segundo a Secretária de Meio Ambiente, agricultura, Indústria e Comércio.
aqui>