Prédio novo da Administração Municipal
Nova sede da Prefeitura tem projeto inovador.
Além de ecologicamente correto, a nova sede da Administração Municipal de São José do Sul é adaptada para o deslocamento de portadores de necessidades especiais. Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Eunice Cornélius, muitas dessas adaptações são exigidas aos prédios públicos, mas a nova prefeitura vai além. “Teremos uma porta automática na entrada, por exemplo”, destaca Eunice. Esse cuidado faz do novo prédio uma referência no Vale do Caí.
O amplo espaço das salas, portas alargadas, sem degraus nas entradas e o elevador são mais diferenciais do projeto. “Para a inauguração, ainda não estará disponível o elevador, mas na segunda etapa do projeto ele estará incluído”, informa.
E quando se fala em ecologicamente correto, o prédio também se destaca na região. A utilização da cisterna, que tem uma capacidade de 125 metros cúbicos de água da chuva, armazenada através de um sistema de calhas que vão alimentar duas das três caixas de água disponibilizadas, geram 70% de economia de água. “Essa água da chuva será utilizada nos vasos sanitários, que é o que gera mais gastos”, explica a arquiteta. Ainda, a irrigação dos jardins também será realizada com essa água.
Na energia elétrica, o que mais contribui com a economia dispensa explicações para aqueles que já visitaram a obra. Janelas amplas, pirâmide de vidro no centro, favorecem a iluminação natural, e mesmo em dias nublados, as lâmpadas ligadas são dispensáveis. “Vai gerar em torno de 60% de economia da energia elétrica também”, diz.
Além dos destaques do projeto, o design de interior também foi estudado. As paredes de gesso são adaptáveis, e podem ser mudadas de lugar conforme a necessidade da prefeitura. “Prédios públicos mudam o atendimento, então precisam dessa mobilidade com facilidade”, diz Eunice. Além disso, cada secretaria irá oferecer salas de espera confortáveis e grandes. “Pensamos em proporcionar aos munícipes ambientes agradáveis”, destaca. Com essa ideia, até a decoração foi analisada. Logo na entrada da nova prefeitura, uma fonte, que será concluída também na segunda etapa do projeto, tem formato de mandala, e o local escolhido para a sua construção foi avaliado sob os preceitos do feng shui, técnica milenar chinesa utilizada na harmonização de ambientes. A inauguração da nova prefeitura, inicialmente marcada para meados de maio, possivelmente será estendida para a finalização de detalhes.
aqui>