Controle no ataque de morcegos
Técnicos controlam ataque de morcegos em São Pedro da Serra.
Nos dias 20 e 21 de março foi realizada uma operação de combate aos morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue dos animais, por uma equipe composta de veterinários da Secretaria de agricultura de São Pedro da Serra, Inspetoria Veterinária e Núcleo de Combate a Raiva da Secretaria de Agricultura Estadual, com técnicos da emater e Meio Ambiente do Município.
Segundo a veterinária Patrícia Nascimento inúmeros ataques de animais, como eqüinos e bovinos, em propriedades do município foram relatadas por seus respectivos proprietários. “Após os relatos, furnas pertencentes à região foram inspecionadas pelo setor de veterinários e técnicos, para confirmação da existência dos morcegos hematófagos nestes locais onde eles costumam se abrigar durante o dia saindo à noite para realizar os ataques”, explica Patrícia.
Uma equipe do Núcleo de Combate a Raiva foi acionada através da Inspetoria Veterinária. “A raiva é uma zoonose, doença que deve ser combatida preventivamente afim de que não ocorram casos nos animais como também em pessoas. Os morcegos hematófagos, portanto devem ser combatidos por pessoas especializadas”, diz a veterinária.
Nas três furnas visitadas foram capturados 50 morcegos, os quais foram besuntados com pasta vampiricida e devolvidos ao mesmo ambiente onde o efeito desta medicação é replicada em torno de mais 20 a 30 animais projetando-se uma eliminação de aproximadamente mil morcegos hematófagos.
Após, exemplares destes animais foram encaminhados ao Centro de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, em Eldorado do Sul, para análise e verificação da presença do vírus da raiva. “Apesar dos animais atacados em São Pedro da Serra não apresentarem sintomas da doença até o momento, aconselhamos a vacinação contra a raiva, visto que ela mantém os rebanhos livres dos problemas e ainda previne que a doença venha a ocorrer na região”, alerta Patrícia.
A equipe ainda identificou as áreas de furnas, através de um aparelho de GPS, onde foram localizados os morcegos para que possam manter um acompanhamento da situação vistoriando-as periodicamente e solicita que os criadores mantenham a vigilância sobre os animais de suas propriedades fortalecendo a efetividade deste trabalho.
aqui>