É hora de prevenir!
Opinião.
Lamentavelmente Salvador do Sul vive uma sina. Nos últimos anos, a população fica ansiosa com a chegada do fim de ano ou os dias iniciais com medo de tragédias. E a quase profecia tem se cumprido fidedignamente. São incêndios, mortes e acidentes que a população custa a esquecer. Superstições a parte, o que me incomoda e me assusta ao mesmo tempo é a falta de cuidado para que esses eventos tristes ocorram insistentemente.
Mais uma vez Salvador do Sul viu seu patrimônio esvair-se em chamas na semana passada. Dessa vez foi a lavanderia do hospital São Salvador que está destruída. Em poucas horas o fogo engoliu, apesar dos trabalhos dos Corpos de Bombeiros de toda região, incluindo o trabalho dos bombeiros voluntários de Salvador do Sul.
Com a crescente influência das redes sociais no município, logo após o incêndio nas imediações do Hospital, uma enxurrada de comentários surgiram nas páginas de internet, como facebook e twitter. Muitos reclamando sobre a falta de apoio para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Salvador do Sul e São Pedro da Serra, e da mesma forma, lançando campanhas para que pudessem enfim adquirir o caminhão para a corporação. Ao mesmo tempo, levantaram o assunto de que muitas pessoas estavam utilizando a tragédia em prol de campanhas políticas adiantadas, já que estamos em ano eleitoral municipal.
Confesso: li indignada algumas opiniões. Falam que reclamar e levantar discussões é politiqueiro. Mas sabe o que acho mais politiqueiro é se conformar com a atual conjuntura. Quero declarar aqui minha total admiração pela Associação de Bombeiros Voluntários do nosso município e São Pedro da Serra.
Acompanhei a sua criação depois da tragédia do ano de 2011 que destruiu o comércio de uma rua inteira. No nome do presidente, Ademir Lincke, quero enobrecer os trabalhos dessa Associação que nasceu devido a necessidade de uma região inteira que vive sob a mercê das tragédias. Precisamos da ajuda de municípios vizinhos hoje, que são muito maiores que nós, e priorizam os seus munícipes. Mas, estamos tendo a sorte, vejam só, sorte que eles estejam nos atendendo toda vez que solicitados, porque caso em suas cidades esteja acontecendo algo, não vão nos atender por lógica.
Fui a algumas reuniões com o comandante Portinho, de Bom Princípio, que disse há quase um ano, que caso o nosso Hospital sofresse com um sinistro, a situação seria dramática, pela falta de preparo e estrutura para retirar pacientes e equipe hospitalar. E após o incêndio na lavandeira, percebemos que o mesmo ocorre no Instituto Barbara Maix, asilo do município. Mais uma vez, por sorte, não tivemos vítimas, mas apenas perdas materiais.
Alguns comentam sobre o caminhão de bombeiros, vendido e que faz falta.
Outros falam que era sucata, que não adianta falar sobre isso. Eu reitero sobre o seguinte: não é só o governo atual que é irresponsável, são quase 50 anos de emancipação política de Salvador do Sul, e nessas cinco décadas só uma vez o assunto foi interesse da gestão pública, quando o caminhão foi comprado.
Depois disso, estagnação novamente. Não interessa agora o caminhão vendido, interessa que depois disso, nem investimento em uma mangueira foi feito, ou na capacitação de profissionais para auxiliar.
As campanhas lançadas nas redes sociais são válidas e interessantes, mas a Associação já vem trabalhando desde a sua criação, promovendo jantares, buffets de cachorro-quente, e recebendo apoio de associados. Claro, falta apoio ainda do poder público que pouco fez pela Associação. Alguns políticos parecem ter medo de fazer algo para enobrecer outros, e assim, empacam uma primeira necessidade do município. E ainda, em ano eleitoral, as coisas ficam bem mais complicadas e parece que teremos mais um ano de poucos investimentos nessa associação.
Todos sabem que bombeiros são os heróis da modernidade. Eles enfrentam tudo, fogo, água, catástrofes, em nome de pessoas, e não de ideais particulares. Vamos ajudar, cada um, sem procurar governos ou políticos. Um por um, na metáfora da formiguinha, vale muito mais que mil e uma discussões no facebook. Procurem a associação, vejam aonde que eles precisam de sua ajuda. Será bem mais válido e evitaremos novas tragédias. Prevenir, minha gente… Prevenir!
aqui>