AES Sul em Linha Comprida
Queda de luz na localidade já foi de três dias na mesma semana.
Na noite de terça-feira, 31 de maio, os moradores da Linha Comprida, Salvador do Sul, tiveram uma reunião com profissionais da AES Sul, companhia de energia elétrica, responsável pelo fornecimento da localidade, na Sociedade Estrela da Manhã. Através da intensa procura dos vereadores Paulo Zílio, PSDB, e Junior Mossmann, PDT, a empresa se prontificou a esclarecer os problemas que tem causado prejuízos aos moradores. Durante a reunião estiveram presentes a prefeita Carla Specht e o presidente do legislativo, José Laerce Morales Cezar, ambos do PPS, Ari Ruebenich, secretário municipal da Agricultura, Zeno Evídio Becker, secretário municipal da Indústria Comércio e Habitação, Luis Sorgetz, Coordenador Operacional da AES Sul e Rodrigo Loghe, responsável pelas redes de ligação.
Os representantes da AES Sul garantiram que resolverão os problemas gradativamente, começando pela renovação dos postes, muito antigos. As chuvas acabam derrubando com facilidade os postes, acometendo a comunidade à falta de luz toda vez que tem um temporal na região. Além disso serão trocados os transformadores de distância, serão realizadas as podas, obras de ligação para novos clientes e tratamento de reincidências.
Nos últimos meses, a queda de luz tem sido constante, sendo que já fora registrado três dias em uma mesma semana, não consecutivos, de falta de luz. A distribuidora então pretende realizar uma série de investimentos ainda para este ano na região de Montenegro, a qual Linha Comprida está ligada. Luis também colocou que em 2010 foram instalados treze religadores automáticos na região de Montenegro, gerando um custo de aproximadamente R$ 415 mil e para 2011 deverão ser instalados mais 31 religadores, com um custo aproximado de R$ 992 mil. “Isto tudo para melhorar a qualidade dos serviços prestados, reduzindo com isto os períodos que os consumidores ficariam sem luz” diz Sorgetz.
O presidente do legislativo ressaltou a importância do cuidado da AES Sul com a comunidade de Linha Comprida, visto que o distrito é muito importante na produção do setor primário do município. “Dou os parabéns pelo esforço da Câmara Municipal e do Executivo na busca de soluções que visem melhorar e resolver a situação da comunidade”, diz Laerce.
Os vereadores Mossmann e Zílio tiraram várias fotos dos postes para organizar um dossiê e encaminhar a AES Sul, solicitando medidas urgentes. Diversas reuniões já foram feitas com representantes da empresa, solicitando ações em Linha Comprida, uma inclusive no Ministério Público de Montenegro, com a presença de prefeitos da região e representantes da AES Sul, quando foi marcada a audiência pública realizada em Linha Comprida. “Na audiência do dia 20 de abril, o Promotor de Justiça Especializado, Dr. Thomás Henrique de Paola Colletto, após ouvir os presentes decidiu exigir da distribuidora um relatório trimestral quanto ao número de vegetais podados na localidade de Linha Comprida, para fins de acompanhamento deste trabalho pela Comunidade e pelo ministério Público” explica o vereador Mossmann. O presidente da Câmara disse que todos os vereadores estarão vigilantes sobre todos os investimentos que a AES Sul está fazendo e fará, e vão cobrar da concessionária se necessário, tudo que fora informado na reunião.
aqui>