Crueldade com animais em Salvador do Sul
Crueldade com animais assusta moradores da Rua Jacob Hermes.
Em apenas uma semana três cachorros e três gatos foram envenenados na Rua Jacob Hermes, no bairro Santo Inácio, em Salvador do Sul. Uma moradora, bastante chateada, veio até a redação do jornal fazer a denúncia e pedir que a crueldade cesse. “Hoje de manhã meu gato morreu. Estou muito triste”, afirma. Ela conta ainda que todos os animais que morreram são de estimação e que não saem de casa frequentemente, então não estariam incomodando ninguém. “Meu gato saiu por alguns minutos, e logo quando voltou já estava passando mal. Em um dia, agonizou e morreu”, explica.
Ninguém sabe o que realmente está acontecendo, se é alguém que está espalhando veneno na rua, mas estão preocupados inclusive com as crianças. “Não sabemos se alguma criança brincar na terra, ou mexer em algo, não possa vir a se intoxicar também”, lembra a moradora que não quis se identificar.
Praticar maus-tratos, ferir ou matar animais domésticos é crime. A pena é de detenção de 3 meses a l ano e também pagamento de multa. A pena é aumentada de l sexto a l terço, se ocorrer a morte do animal. A regulamentação desta legislação está definida no decreto 3.179, de 21 de setembro de 1999. Os animais domésticos estão contemplados no artigo 17 da Seção I, capítulo II: "Praticar ato de abuso, maus-tratos … multa de R$500,00 a R$2.000,00, com acréscimo por exemplar excedente."
aqui>