Programa de Prevenção do Tabagismo
Lançamento do Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo na abertura do 18º Aniversário de Maratá.
O município de Maratá abriu nesta terça (02/03) a programação do 18º Aniversário de Emancipação com o lançamento do Programa Municipal de Prevenção e Controle do Tabagismo. A promoção ocorreu durante a tarde no Centro de Convivência com a participação dos 44 alunos de 8ª série do Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves, do Grupo Sempre Unidos (hipertensos e diabéticos), do Grupo Família (assistidos pela Assistência Social) e da equipe do PSF, somando 80 participantes.
O médico Luiz Carlos Franczak, que atua há 10 anos no Programa de Controle ao Tabagismo de Montenegro, palestrou sobre os problemas causados pelo cigarro, que atualmente é responsável por mais de 90% dos casos de câncer de boca, garganta e pulmão. Franczak destacou que o fumante deve ser visto com um doente dependente de nicotina. "Só o craque causa mais dependência do que a nicotina", frisou. O médico explicou que a nicotina causa a dependência e o alcatrão causa o câncer. Além da nicotina, do alcatrão e das milhares de substâncias tóxicas e cancerígenas do cigarro, está o monóxido de carbono, que é mesmo gás gerado pelo motor do carro. "O organismo passa a transportar este gás ao invés do oxigênio, causando intoxicação".
Grupo de Controle ao Tabagismo
No dia 11 de março, iniciam os encontros semanais do Grupo de Controle ao Tabagismo. Todos os marataenses interessados estão convidados para integrar esta terapia em grupo que acontecerá sempre nas quintas-feiras, às 10h30min, no auditório do Centro Municipal de Saúde. As pessoas interessadas em parar de fumar já podem procurar pelo atendimento individual do médico Carlos Eduardo Piccinini, responsável pelo Programa Municipal de Controle ao Tabagismo.
Grupo Sempre Unidos
A atividade na tarde desta terça marcou também a retomada dos encontros do Grupo Sempre Unidos de Hipertensos e Diabéticos. O Grupo estará se reunindo sempre na primeira terça-feira do mês, às 13h30min, no auditório do Centro Municipal de Saúde, com a participação da equipe do PSF e profissionais da área da saúde.
aqui>