Agente comunitário de saúde
A importância do trabalho do Agente Comunitário de Saúde.
A Estratégia Saúde da Família (ESF), no município de Salvador do Sul, atualmente conta com profissionais médicos, odontólogos, enfermeiros, aux./técnicos de enfermagem, acs (agente comunitário de saúde), assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, e outros profissionais de apoio que são auxiliares de administração, serviços gerais e motorista. Todos esses profissionais que trabalham na ESF estão interligados com o objetivo de dar o melhor atendimento e solucionar da melhor forma os problemas de saúde apresentados pela população. Uma peça fundamental dessa estrutura é o agente comunitário de saúde, que é elo de ligação entre a comunidade e a equipe que trabalha na unidade de saúde. O ACS é responsável por trazer para a unidade de saúde todas as informações da comunidade de forma precisa. O ACS mensalmente realiza visitas de casa em casa na sua área de abrangência exercendo um belo trabalho de orientador, observador, educador, investigador, vigilante, facilitador da saúde. Atualmente são realizadas em Salvador do Sul aproximadamente 1800 visitas domiciliares mensalmente pelos ACS. Todas essas qualidades são muito importantes para manter a população em equilíbrio com uma vida saudável. Para ser um ACS o interessado precisa morar na comunidade onde vai trabalhar há pelo menos 2 anos ,tem que se identificar em quase todos os sentidos com a sua comunidade, principalmente na cultura, costumes e linguagem e o mais importante, gostar do que faz. Cada agente comunitário de saúde tem sua área mapeada podendo atender até 750 pessoas.
Todos os ACS são capacitados constantemente por instrutor/supervisor para realizar este trabalho de grande responsabilidade. O município de Salvador do Sul conta com 12 ACS que estão distribuídos da seguinte forma: UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA SEDE – Ana Cristina Kleinschmitt, Janice Maria Rhoden, Jaqueline Maria Stein, Jorge Luis Paiva, Luis Gonzaga de Oliveira, Maria Clotilde Pereira da Silva, Theolina Maria Klassmann.
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE CAMPESTRE BAIXO – Neiva Grutzmann, Hedi Deuner Mutzemberg, Simone Cristina Willers, Batista Henz, Marqueli Willers.
aqui>