A Fauna e a Flora: O bugio
O Informativo O Semeador está criando o quadro: A Fauna e a Flora. Uma forma de resgate da história da vida animal e vegetal desta região.
O MACACO BUGIO: O macaco Bugio é um primata do gênero Alouatta. Com o corpo podendo medir de 40cm a 60cm e a cauda com aproximadamente 50cm ou até 65cm, pesa em média 9kg. Possui uma vasta barba e por isso também é conhecido como “macaco barbado”. Existem 8 espécies desse animal desde o México até a Argentina. Seus habitats podem variar de florestas úmidas, cerrados à caatingas vivendo nas árvores a 10 ou 20 mts de altura onde se equilibra com o auxílio da sua grande cauda. A espécime que habita o Brasil é conhecida como Alouatta fusca da qual o macho possui uma coloração marrom-avermelhada na parte superior, marrom-dourada nas costas e barba vermelha ou negra. As fêmeas, normalmente são mais pálidas podendo variar de amarelo-claro à marrom-escuro.
Os Bugios andam em bandos com até 15 macacos sem distinção de sexo ou idade e seus hábitos são diurnos, alimentam-se de folhas, frutos, brotos, flores, caules e trepadeiras. A gestação dura de 185 à 195 dias, nascendo 1 filhote a cada vez que pesa mais ou menos 130 gm. A fêmea carrega o filhote até 20 meses quando ele é desmamado e integrado ao grupo para sair em busca de alimento.
O Alouatta Fusca é um dos 10 macacos brasileiros mais ameaçados de extinção. Os caçadores tem um bom argumento para a venda de uma parte do corpo do Bugio que é o hióide, um osso que se localiza na base da língua e serve como uma caixa de ressonância amplificando o grito do macaco que pode ser ouvido a 5 km de distância. Algumas crenças acreditam que esse osso usado como recipiente pode curar algumas enfermidades.
aqui>